Figura 1 -Construção Civil
Figura 2 - Engenharia Elétrica
Figura 3 - Mecatrônica
Vídeos:
Achamos no YouTube alguns vídeos interessantes sobre Circunferência, ministrado pelo professor Warlisson Miranda; Parábola, feito pelo professor Reinaldo Lima; Elipse, disponível no canal Pense Vestibular e Hipérbole no canal Matemática em Exercícios. Clica nos links e dá uma olhada.
Aplicativos:
O aplicativo chamado Régua e Compasso, foi desenvolvido pelo professor René Grothmann, disponível no site http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/, lá é encontrado modo de instalação, tutorial de como se utiliza o software, entre outras informações. É uma excelente ferramente para utilizar em sala de aula, onde prende a atenção dos alunos.
Figura 4 - Imagem do software
Material e exercícios:
No site Guia do Estudante, tem um simulado de Geometria Analítica muito interessante. Nele tem 10 questões de múltipla escolha, onde no final desta bateria de exercícios tem as respostas comentadas e resolvidas.Clica e resolve: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/matematica-geometria-analitica-10-questoes-546022.shtml.
A Universidade Federal Fluminense, Instituto de Matemática e estatística e GGM - Departamento de Geometria, possuem um site de Geometria Analítica, onde possui um vasto material sobre o tema com exercícios para praticar... segue o link http://www.uff.br/ggm-gacv/index.html.
Sites e materiais acessados dia 05 de dezembro de 2013.
Alunos: Edson Jr; Jéssica Post; Susana Barassuol; Tagiana Agertt
Olá pessoal!
ResponderExcluirDescartes, pelo que pude perceber nas pesquisas que fiz, não somente uniu a álgebra às figuras geométricas, como vcs mencionaram no início do texto, mas também, à parábolas, elipses, hipérbole, ou seja, as cônicas; curvas, retas... Podem complementarem? Aguardo
A respeito da invenção das coordenadas cartesianas, gostaria de apresentar p vcs um pouco mais sobre o pensamento deste Filósofo:
ResponderExcluirDescartes (diz-se Decarte, sem os ss), afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Deveríamos duvidar de tudo, questionarmos tudo para, criteriosamente, analisarmos se existe algo na realidade que possamos ter a plena certeza.
Ele se utilizou da dúvida como método de conhecimento das coisas.
O Filósofo e Matemático considerava como incerteza todas as percepções sensoriais provenientes das sensações dos objetos, ou seja, todas as informações que poderíamos ter dos objetos, através dos 5 sentidos.
Segundo Descartes, a única verdade totalmente livre da dúvida era a de que os pensamentos existem, ou como ele diria " de que meus pensamentos existem". Disto decorre a célebre frase:" Cogito ergo Sum", Penso, logo existo!
Como era um racionalista convicto, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conduzido pelo esforço lógico da mente. Para ele, dentre todos os homens que buscaram a verdade, "só os matemáticos puderam encontrar algumas razões certas e evidentes".
Este material é muito interessante e seria muito bom para trabalhar como fixação de conteúdos em sala de aula, pois ele monta gravuras (gráficos), à partir de equações.
ExcluirVejam só a importância que Descartes dava à Matemática. Tanto que ele atribuiu grande valor a esse conhecimento que o utilizou como instrumento de compreensão da realidade... e, sua contribuição para a ciência se deu com a criação da geometria analítica. Essas informações a respeito do pensamento cartesiano foi somente para fazermos uma ligação entre os conhecimentos filosóficos e matemáticos objetivando, assim, uma interação entre ambos . Com a apresentação de um histórico sobre a vida de um Pensador, poderemos ampliar conhecimentos e abrandar o peso dos conteúdos que envolvem a Matemática. Convido vcs para conhecerem mais sobre a história de vida de Descartes. As informações que passei para vcs encontram-se no livro: " Fundamentos da Filosofia - ser, saber e fazer", de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva. E... continuemos nossa conversa. Abraço
ResponderExcluirT. Sandra
No site Sua Pesquisa mostra quem foi Descartes, suas principais obras, frases famosas e principais realizações. Achei importante compartilhar esse link http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm
Excluir- Tagiana Agertt
Tagiana, não consegui abrir o site p ver!
ExcluirTagiana, conforme orientações sobre os comentários, deves comentar alguma coisa a respeito do tema, não somente postar um link, após um comentário fundamentado, aí podes deves completar com um link a respeito do tema.
ExcluirOi, Pessoal!
ResponderExcluirRetornamos às nossas atividades. Espero que tenham tido um ótimo Natal e que 2014 seja repleto de felicidades, muitas aprendizagens e estudos. Convido vcs a continuarem com as interações! Abraços
T. Sandra
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de dialogar com vcs a respeito da construção dos mapas conceituais.
O conteúdo de onde devem ser elaborados os mapas encontra-se na SEMANA 11, ali, vcs encontram um bom material sobre o tema solicitado na tarefa. Eu já estudei-o, achei uma linguagem bem acessível. O que sugiro é que todos os componentes do grupo façam a leitura, dominem o conteúdo, a partir daí comecem a elaboração do mapa. Essa ferramenta requer que se tenha domínio do tema, ou seja, que se compreenda os conceitos apresentados no material base da semana. Só assim, a construção ficará mais fácil.
A parti daí, quando forem surgindo dúvidas, entrem em contato comigo para trocarmos informações. Aguardo vcs. Abraço
T. Sandra
"Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel". Por isso ele era matemático, filósofo,"fundador da filosofia moderna" e chamado de "pai da matemática moderna"
ResponderExcluir