domingo, 8 de dezembro de 2013

SOBRE GEOMETRIA ANALITICA

BLOG 03-UAB-POLO DE CRUZ ALTA
ALUNO:ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA
A Geometria Analítica
A geometria analítica estuda a localização de pontos no plano ou no espaço e as relações decorrentes de diferentes localizações. Foi criada por Descartes, que desenvolveu o sistema de coordenadas, hoje conhecido conhecido por coordenadas cartesianas.
Atualmente é usada para construir gráficos, locar a construção do alicerce de uma casa, etc. Aviões e embarcações situam-se em suas rotas valendo-se de aparelhos denominados GPS que, por sua vez, utilizam coordenadas fornecidas por satélites. Entre nós, o GPS é ainda pouco utilizado nos veículos terrestres, mas empresas de seguros já dispõem de mecanismos para localizar veículos roubados. Como já ocorre em outros países, a geometria analítica é mais usada no dia-a-dia, os carros contam com GPS para o traçado de rotas, cálculo de distâncias, etc., ou seja.
O conceito fundamental da Geometria Analítica é baseado na leitura das coordenadas de pontos assinalados no Plano Cartesiano. Aprender a diferenciar o eixo das abcissas (eixo do X) do eixo das ordenadas (eixo do Y).



Jogos
BATALHA NAVAL













BATALHA NAVAL NO PAPEL:



















Tema: Sistema cartesiano ortogonal de coordenadas. 
1º Momento: Jogo – Batalha Naval 
1º Passo: Ensinar as regras do jogo 
2º Passo: Formação de duplas 
3º Passo: Determinação do tempo de partida – 10 min. 
2º Momento: Apresentação do assunto 
1º Passo: Relacionar o jogo com as coordenadas cartesianas 
2º Passo: Construir a definição de coordenadas com os alunos. 
3ºPasso: Marcação dos pares ordenados no papel milimetrado. Esses pares serão construídos a partir dos pares do jogo. 
Subsídios para o Professor 
• O objetivo da proposta é levar o aluno a conhecer o Sistema Cartesiano Ortogonal através do jogo “Batalha Naval”; 
• Está direcionado para aplicação em alunos da 1ª série do ensino médio, mas pode ser adaptado para a 7ª série do ensino fundamental; 
• O ensino do Sistema Cartesiano Ortogonal está situado no campo algébrico simbólico da reorientação curricular do SEE-RJ; 
• A aplicação se dará em dois tempos de aula com 50 minutos cada; 
• Para aplicação do jogo “Batalha Naval”, separar a turma em duplas, entregar uma cartela para cada um, propondo aos alunos o preenchimento do reticulado intitulado “SEU JOGO” os quadrinhos referentes às suas embarcações, em seguida iniciar a orientação, começando o jogo, em cada dupla, após 10 minutos de todas as duplas terem iniciado, interromper o jogo, aplicar o exercício da página 6, limitando-se apenas em tirar dúvidas possíveis dos alunos; Introduzir o conteúdo proposto na página 7, finalizando com a entrega do exercício anterior; 
• A avaliação se dará pela participação do aluno no jogo e os resultados obtidos pelos exercícios; 
• Em algumas turmas, a dificuldade encontrada foi a transposição das embarcações no jogo e na construção da figura geométrica do triângulo do exercício 1 da página 8. Foram também de difícil compreensão a localização do zero para as coordenadas dos pontos.             
REGRAS DO JOGO 
Embarcações (navios) disponíveis: 
5 Hidroaviões 4 Submarinos 3 Cruzadores 
2 Encouraçados 
1 Porta-aviões 
Preparação do jogo: 
1. Cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro. Isso é feito marcando-se no reticulado intitulado "Seu jogo" os quadradinhos referentes às suas embarcações. 
2. Não é permitido que duas (2) embarcações se toquem. 
3. O jogador não deve revelar ao oponente as localizações de suas embarcações. 
Jogando (regra mais fácil): 
Cada jogador, na sua vez de jogar, seguirá o seguinte procedimento:  
1. Anunciará 3 pontos (localizações), indicando a coordenadas do alvo através do número da linha e da letra da coluna que definem a posição. Para que o jogador tenha o controle dos pontos anunciados, deverá marcar cada um deles no reticulado intitulado "Seu jogo”. 
2. Após cada um dos pontos localizados, o oponente avisará se acertou e, nesse caso, qual a embarcação foi atingida. Se ela for afundada, esse fato também deverá ser informado. 
3. A cada ponto acertado em um alvo, o oponente deverá marcar em seu tabuleiro para que possa informar quando a embarcação for afundada. 
4. Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa embarcação forem atingidas. 
5. Após os 3 pontos localizados e as respostas do oponente é a vez para o outro jogador. 
O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as embarcações do seu oponente. 
http://no-mundo-da-matemagica.blogspot.com.br/2013/04/geometria-analitica.html
 FILME SOBRE DESCARTES
















Dando continuidade ao lançamento dos filmes do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta) sobre grandes filósofos da Humanidade, a Versátil e o Instituto Luce apresentam Descartes, excelente cinebiografia do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596 – 1650), considerado o fundador da Filosofia Moderna e autor da frase “penso, logo existo.” Em quase três horas, Rossellini realiza, com o seu realismo característico, um retrato fascinante da vida de Descartes e de sua busca incessante pelo conhecimento. Acompanhamos várias décadas da vida do pensador, incluindo a escrita e publicação de O Discurso do Método e de suas principais obras, o debate em torno do método cartesiano e seus estudos de geometria analítica. Inédito no Brasil, Descartes é um filme obrigatório para professores, estudantes, pesquisadores e todos os interessados em Filosofia.
Diretor: Roberto Rosselllini
Elenco:
Anne Pouchie
Claude Berchero
Gabriele Banchero
Ugo Cardea
Duração do Filme: 162 minutos
VÍDEO-AULAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA
Links de vídeo-aulas de Geometria Analítica:
Professor Luís Carlos Costa
Vídeo-aula 01 (Introdução e Plano Cartesiano Ortogonal):
http://www.youtube.com/watch?v=LNFGT8Q8_WY
Vídeo-aula 02 (Distância Entre Dois Pontos):
http://www.youtube.com/watch?v=W8WyRwrtG5E&feature=related
Vídeo-aula 03 (Coordenadas do Ponto Médio):
http://www.youtube.com/watch?v=Fa_H8iBYRb8&feature=related
Vídeo-aula 04 (Condição de Alinhamento de Três Pontos):
http://www.youtube.com/watch?v=g37f0vXKSls&feature=related
Vídeo-aula 05 (Equação Geral da reta):
http://www.youtube.com/watch?v=zR9cRGxEnaA&feature=related
Novo Telecurso
Aula 46 (Equação da Reta)
http://www.youtube.com/watch?v=bdwGcU3H42c&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wQ_N6Mg33Vo&feature=related
Aula 47 (Equação da Circunferência)
http://www.youtube.com/watch?v=OxD2lUXHFus&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fG_iZfCEXhE&feature=related
Professor Edir Reis Bessa
Vídeo-aulas 1 a 4 (Estudo do Ponto)
http://www.youtube.com/watch?v=zaLBxc1Jvy4&feature=channel_page
http://www.youtube.com/watch?v=Pl2Zh3-MXEo&feature=channel_page
http://www.youtube.com/watch?v=XAStQmiRTkk&feature=channel_page
http://www.youtube.com/watch?v=JPJGPIH765w&feature=channel_page
Vídeo-aulas 1 a 11 (Estudo da Reta)
Equação Geral da Reta
http://www.youtube.com/watch?v=s9yX6Zi57Ac&feature=related
Equação da Reta pelo Coeficiente angular
http://www.youtube.com/watch?v=x94BWaL1TM0&feature=channel
Equação da Reta dados um Ponto e o Coeficiente Angular
http://www.youtube.com/watch?v=JBeD_Rvgz8Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=yTAjvZH4ZCg&feature=channel
Equações de Retas Paralelas
http://www.youtube.com/watch?v=g3sVl2N-7qI
Equações de Retas Perpendiculares
http://www.youtube.com/watch?v=apXF7hpl1do&feature=related
Equação Segmentária da Reta
http://www.youtube.com/watch?v=Il_QtQPaQz4&feature=channel
Ângulo entre duas Retas
http://www.youtube.com/watch?v=t62uA0edda8&feature=channel
O Ponto – Exercícios
http://www.youtube.com/watch?v=5dv3ImO-fDY&feature=channel
Distância de Ponto e Retas
http://www.youtube.com/watch?v=pu2KfpsdhJ0&feature=channel
ângulos entre Retas
http://www.youtube.com/watch?v=yaD3ciBOVqo&feature=channel
Bissetrizes entre duas Retas
http://www.youtube.com/watch?v=MZdGIQHtCqs&feature=channel

18 comentários:

  1. O jogo da batalha naval pesquisado da internet usa os conceitos da geometria analítica. Pode ser jogado no computador e também no papel utilizando os eixos X e Y como referencia. As regras deste jogo estão definidas neste blog. Também se mostra a vida de Rene Descartes num filme e alguns videos interessantes no youtube sobre diversos conceitos da Geometria Analítica. Uma copia do roteiro deste blog também foi enviado ao MEC. Rolando R. Zegarra

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  2. Bem interessante este jogo Batalha Naval, divertido e ao mesmo tempo muito educativo. Lilian L.S

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. De fato colega Lilian, este jogo desenvolvido pela geometria Analitica além de ser lúdico também é muito interessante, pois proporciona o aluno trabalhar de maneira pazerosa os Sistema Cartesiano ortogonais das coordenadas, de maneira que as aulas não se não se tornem muito cansativas.

      Aluno: Luiz Carlos Paes

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    3. achei muito interessante este jogo da batalha naval, ainda não tinha ouvido falar sobre este jogo. algum de vocês já aplicaram com os alunos?
      vou tentar joga-lo para testar, pois se gostar vou aplicar com meus alunos no próximo ano.Deve ser uma maneira diferente de ensinar o sistema cartesiano.
      Deise Dala Nora

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    4. Oi, Luiz!
      Onde comentas: "Sistema Cartesiano ortogonais das coordenadas", fica melhor dizer: " Sistema Cartesiano de Eixos ortogonais". T. Sandra

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  3. Realmente Rolando é muito importante o estudo das coordenadas cartesianas, nossa Geometria Analítica, eu uso em meu dia a dia o GPS de Navegação para aferir coordendas geográficas, localizar pontos, medir áreas. O jogo batalha naval é interessantíssimo para o aprendizado, além de ser muito antigo, é muito eficiente. (Edson S. Bueno Junior).

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  4. Oi, Edson!
    Quando comentas com o colega que o jogo Batalha Naval "é muito eficiente para o aprendizado", podes me relatar como foi a utilização dele, o jogo, em sala de aula (caso tu tenhas utilizado-o em algum plano de aula)? Gostaria que socializasses esse momento. T. Sandra

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  5. Oi, Rolando!
    Para que eu possa considerar teu comentário acima, precisas comentá-lo de forma que não relates, detalhadamente, tua tarefa. Interação é uma maneira de acrescentar novas informações àa tuas postagens e |às dos colegas. T. Sandra

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Boa noite professora: Dois franceses, Pierre de Fermat (1601-1665) e René Descartes (1596-1650), curiosamente ambos graduados em Direito, nenhum deles matemático profissional, são os responsáveis pelo surgimento da geometria analítica: o primeiro movido basicamente por seu grande amor, a matemática e o segundo por razões filosóficas. E, diga-se de passagem, não trabalharam juntos: a geometria analítica é um dos muitos casos, em ciência, de descobertas simultâneas e independentes.Rolando

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    3. Oi,Rolando!
      Bem interessante essa informação, gostaria que falasse mais um pouco...
      Abraço

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  6. A respeito da invenção das coordenadas cartesianas, gostaria de apresentar p vcs um pouco mais sobre o pensamento deste Filósofo:
    Descartes (diz-se Decarte, sem os ss), afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Deveríamos duvidar de tudo, questionarmos tudo para, criteriosamente, analisarmos se existe algo na realidade que possamos ter a plena certeza.
    Ele se utilizou da dúvida como método de conhecimento das coisas.
    O Filósofo e Matemático considerava como incerteza todas as percepções sensoriais provenientes das sensações dos objetos, ou seja, todas as informações que poderíamos ter dos objetos, através dos 5 sentidos.
    Segundo Descartes, a única verdade totalmente livre da dúvida era a de que os pensamentos existem, ou como ele diria " de que meus pensamentos existem". Disto decorre a célebre frase:" Cogito ergo Sum", Penso, logo existo!
    Como era um racionalista convicto, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conduzido pelo esforço lógico da mente. Para ele, dentre todos os homens que buscaram a verdade, "só os matemáticos puderam encontrar algumas razões certas e evidentes".

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  7. Vejam só a importância que Descartes dava à Matemática. Tanto que ele atribuiu grande valor a esse conhecimento que o utilizou como instrumento de compreensão da realidade... e, sua contribuição para a ciência se deu com a criação da geometria analítica. Essas informações a respeito do pensamento cartesiano foi somente para fazermos uma ligação entre os conhecimentos filosóficos e matemáticos objetivando, assim, uma interação entre ambos . Com a apresentação de um histórico sobre a vida de um Pensador, poderemos ampliar conhecimentos e abrandar o peso dos conteúdos que envolvem a Matemática. Convido vcs para conhecerem mais sobre a história de vida de Descartes. As informações que passei para vcs encontram-se no livro: " Fundamentos da Filosofia - ser, saber e fazer", de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva. E... continuemos nossa conversa. Abraço
    T. Sandra

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  8. Oi, Pessoal!
    Retornamos às nossas atividades. Espero que tenham tido um ótimo Natal e que 2014 seja repleto de felicidades, muitas aprendizagens e estudos. Convido vcs a continuarem com as interações! Abraços
    T. Sandra

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  9. Caros alunos!

    Gostaria de dialogar com vcs a respeito da construção dos mapas conceituais.
    O conteúdo de onde devem ser elaborados os mapas encontra-se na SEMANA 11, ali, vcs encontram um bom material sobre o tema solicitado na tarefa. Eu já estudei-o, achei uma linguagem bem acessível. O que sugiro é que todos os componentes do grupo façam a leitura, dominem o conteúdo, a partir daí comecem a elaboração do mapa. Essa ferramenta requer que se tenha domínio do tema, ou seja, que se compreenda os conceitos apresentados no material base da semana. Só assim, a construção ficará mais fácil.
    A parti daí, quando forem surgindo dúvidas, entrem em contato comigo para trocarmos informações. Aguardo vcs. Abraço
    T. Sandra

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  10. Realmente Colega, concordo contigo quando diz que todos como professores deveríamos conhecer um pouco das obras de Descartes, e acho muito interessante quando ele diz, que devemos colocar todo nosso conhecimento em dúvida, e várias outras colocações dele, como a frase "Penso, logo existo". Mas também falando um pouco sobre utilização de jogos nas aulas, acho de extrema importância que os alunos se envolvam com o conteúdo, e essa é uma maneira muito eficiente. Susana Maria Barassuol.

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  11. Oi, Susana! para o comentário ser válido p avaliação, deves participar com fundamentação, ou seja, não somente dizer que gostou ou não, se achas importante... deves acrescentar algo novo no texto, por exemplo pq dizes que achas muito interessante qdo Descartes diz "que devemos colocar todo nosso conhecimento em dúvida" .

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