Jogo dos Pontos em Batalha
O grupo realizou uma pesquisa e
decidiu apresentar um jogo didático que tem por finalidade trabalhar de forma
dinâmica, dentro da disciplina de Geometria Analítica, os seguintes conceitos:
plano cartesiano, distância entre dois pontos e distância entre ponto e
segmento de reta. O jogo é chamado de Pontos
em Batalha e é semelhante ao já conhecido jogo de Batalha Naval. Como podemos verificar na
figura 1 se trata se um software que roda no próprio navegador de internet.
Figura 1 – Interface do Jogo
O jogo apresenta em um plano
cartesiano a posição do navio(s) amigo(s) e do navio inimigo para que o aluno
insira as coordenadas e a distância, pois só assim poderá afundar o navio
inimigo. A primeira tela do jogo apresenta alguns desafios disponíveis que
aumentam a sua dificuldade de acordo com o número a ser escolhido, ou seja, o
mais fácil é o nº 1 e o mais difícil o nº 7, conforme podemos
visualizar na figura 2.
Figura 2 – Escolha do Desafio
Em alguns desafios o aluno
necessitará realizar operações para conseguir afundar o navio inimigo como
podemos ver na figura 3. Para ajudar o participante o software apresenta explicações referentes ao
conteúdo de matemática utilizado para resolver o jogo, tais como a fórmula para
a distância entre os pontos e a equação da reta (figura 4 e 5). Também são
disponibilizadas informações sobre as estatísticas de acertos, erros e
tentativas de cada fase do jogo.
Figura 3 –
Um desafio
Figura
4 – Distância entre dois pontos.
Figura 5 –
Equação da Reta
Para aplicação desta dinâmica é necessário o uso de um
laboratório de informática ou de uma sala com computadores que possam acessar a
internet. Que deve ser aplicada depois de uma explicação sobre o conteúdo.
Pode-se realizar uma adaptação ao jogo, substituindo o software por folhas
impressas, onde estariam localizados os navios amigos e navios inimigos em um
plano cartesiano.
Este software foi desenvolvido pelo Grupo de Informática Educativa
(GIED), que tem como objetivo realizar pesquisas na área de Informática na
Educação. A atividade primordial do Grupo é prover mecanismos baseados em
Tecnologia da Informação e Comunicação para apoiar o processo de ensino
aprendizagem dos conteúdos curriculares de Escolas do Ensino Fundamental e a
Inclusão Digital de Cidadãos da Região do Município de Bandeirantes. O Grupo é
formado por graduandos, graduados e professores do curso de Licenciatura em
Sistemas de Informação da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. O
jogo está disponível no endereço:
Referencia:
Oliveira, Kethure; Vasco, Aline Mendes; Santos, Jader G. C. Plano de Aula – Objetos de Aprendizagem:
Pontos em Batalha. Disponível em : http://gied.ffalm.br Acessado em 2 de dezembro de 2013.
Autores: Fabio da Silva
Weischung, Lenio de Moura Vieira, Luciano dos Santos Graminho e Pedro Osmar
Trindade Pacheco.
No Jogo dos Pontos em Batalha podemos observar a atuação da geometria analítica através do plano cartesiano de René Descartes. Este Jogo também apresenta a distância entre dois pontos e distância entre ponto e segmento de reta. O Jogo visa auxiliar a aprendizagem através de tecnologias computacionais.
ResponderExcluirRealmente Fabio, como futuros Professores de Matemática é importante que saibamos quais são as possibilidades de cada jogo didático que podemos usar em sala de aula.
ExcluirBoa Noite,colegas!
ExcluirAcabei de comentar no trabalho de outros colegas que comentaram sobre o mesmo jogo , só que vocês testaram o mesmo, achei muito legal este jogo, confesso, me interessei muito por este jogo. Vou testar este software, posso baixar free? Isso é a era da tecnologia, concluo que temos que estar sempre atualizados para melhor ensinar nossos alunos, gosto muito de trabalhar com a tecnologia.
Deise Dala Nora
Oi, Luciano!
ExcluirSem dúvida, é muito importante conhecermos os instrumentos que iremos utilizar com os alunos, em sala de aula. O ideal é que, cada professor, ao utilizar um material novo, pesquise seu conteúdo, treine, no caso de software, antes, de apresentá-lo aos alunos, para obter domínio da ferramenta e garanta que o conteúdo seja adequado à faixa etária. Sempre é aconselhável, como com qualquer outro instrumento, por exemplo, um filme, que seja assistido e analisado seu conteúdo, anteriormente, também, pelo professor. Abraço
T.Sandra
Realmente Professora, pude constatar isso durante os jogos didáticos que apliquei nos Estágios que realizei este ano, pois verifiquei que não basta apenas escolher um jogo e aplicar, é necessário uma pesquisa e um ensaio para que a sua utilização seja satisfatória e o seu resultado alcançado.
ExcluirEste jogo é muito bom para trabalhar em sala de aula, pois os alunos devem calcular as estratégias, para poder aplicar no adversário e se aplica muito bem aos alunos para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico matemático.
ExcluirO comentário acima foi enviado por fabio weischung...
ResponderExcluirRealmente Fábio, muito bem colocada tuas palavras, eu acrescentaria ainda, como complementação que, a utilização do Jogo dos Pontos em Batalha, além de ser um software de entretenimento, ele possibilita ao seu jogador adquirir uma noção de espaço, com a localização de pontos no sistema cartesiano(x,y), praticar as regras de sinais, a utilização da fórmula da Distância entre dois pontos determinada pelo Teorema de Pitágoras, onde diz que, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos: D = (X 2 - X1)2 + (Y2 - Y1)2 e a fórmula da distância de um ponto a uma reta, instigando e incentivando o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e o gosto pela Matemática.
ExcluirOi, Pedro!
ResponderExcluirLendo o teu comentário... surgiu uma dúvida! Podes me explicar essa colocação que fizeste a respeito da importância do jogo Batalha Naval, comentando a postagem do Luciano?
"e a fórmula da distância de um ponto a uma reta,". Aguardo. Abraço.
T. Sandra
Bom dia professora Sandra!
ExcluirAo referir-me a importância do jogo, estava me referindo ao auxílio que tal jogo trás principalmente às crianças, ao adquirir uma noção de espaço, com a localização de pontos no sistema cartesiano (x, y), praticando as regras de sinais, a utilização da fórmula da Distância entre dois pontos. Unindo o útil ao agradável, ou seja, a utilização da tecnologia como entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo.
E sobre a fórmula da distância de um ponto a uma reta é utilizada após acharmos a equação da reta dados pelos pontos (Xo,Yo) e (X,Y), quando no jogo, o pirata reboca o navio amigo utilizando uma corrente, representando assim um segmento de reta entre os dois navios.
A respeito da invenção das coordenadas cartesianas, gostaria de apresentar p vcs um pouco mais sobre o pensamento deste Filósofo:
ResponderExcluirDescartes (diz-se Decarte, sem os ss), afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Deveríamos duvidar de tudo, questionarmos tudo para, criteriosamente, analisarmos se existe algo na realidade que possamos ter a plena certeza.
Ele se utilizou da dúvida como método de conhecimento das coisas.
O Filósofo e Matemático considerava como incerteza todas as percepções sensoriais provenientes das sensações dos objetos, ou seja, todas as informações que poderíamos ter dos objetos, através dos 5 sentidos.
Segundo Descartes, a única verdade totalmente livre da dúvida era a de que os pensamentos existem, ou como ele diria " de que meus pensamentos existem". Disto decorre a célebre frase:" Cogito ergo Sum", Penso, logo existo!
Como era um racionalista convicto, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conduzido pelo esforço lógico da mente. Para ele, dentre todos os homens que buscaram a verdade, "só os matemáticos puderam encontrar algumas razões certas e evidentes".
Muito interessante, pesquisei e verifiquei que dentro desta linha ele também falava que "Eu duvido, logo penso, logo existo" (Dubito, ergo cogito, ergo sum).
ExcluirObrigada pela colaboração! procura indicar o site ou livro de onde fizeste a pesquisa. Abraço
ExcluirVejam só a importância que Descartes dava à Matemática. Tanto que ele atribuiu grande valor a esse conhecimento que o utilizou como instrumento de compreensão da realidade... e, sua contribuição para a ciência se deu com a criação da geometria analítica. Essas informações a respeito do pensamento cartesiano foi somente para fazermos uma ligação entre os conhecimentos filosóficos e matemáticos objetivando, assim, uma interação entre ambos . Com a apresentação de um histórico sobre a vida de um Pensador, poderemos ampliar conhecimentos e abrandar o peso dos conteúdos que envolvem a Matemática. Convido vcs para conhecerem mais sobre a história de vida de Descartes. As informações que passei para vcs encontram-se no livro: " Fundamentos da Filosofia - ser, saber e fazer", de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva. E... continuemos nossa conversa. Abraço
ResponderExcluirT. Sandra
Obrigado Professora.
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ResponderExcluirA citação de Gilberto Cotrim:
"A história mostra o que os homens foram e fizeram.
Isso nos ajuda a decidir o que podemos ser e fazer."
Nós ensina que através do conhecimento adquirido podemos ser transformadores de um futuro mais digno e belo utilizando ou não tecnologias computacionais para o aprendizado em sala de aula ou no dia a dia social das pessoas. Por fabio da silva weischung..
Oi, Pessoal!
ResponderExcluirRetornamos às nossas atividades. Espero que tenham tido um ótimo Natal e que 2014 seja repleto de felicidades, muitas aprendizagens e estudos. Convido vcs a continuarem com as interações! Abraços
T. Sandra
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de dialogar com vcs a respeito da construção dos mapas conceituais.
O conteúdo de onde devem ser elaborados os mapas encontra-se na SEMANA 11, ali, vcs encontram um bom material sobre o tema solicitado na tarefa. Eu já estudei-o, achei uma linguagem bem acessível. O que sugiro é que todos os componentes do grupo façam a leitura, dominem o conteúdo, a partir daí comecem a elaboração do mapa. Essa ferramenta requer que se tenha domínio do tema, ou seja, que se compreenda os conceitos apresentados no material base da semana. Só assim, a construção ficará mais fácil.
A parti daí, quando forem surgindo dúvidas, entrem em contato comigo para trocarmos informações. Aguardo vcs. Abraço
T. Sandra
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcredito que a utilização dos jogos em sala de aula seja a maneira que mais atrai a atenção dos alunos, pois eles irão unir o útil ao agradável, como bem disse o colega Pedro, Muito eficiente para o aprendizado. Susana Barassuol
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