quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Jogo dos Pontos em Batalha


    O grupo realizou uma pesquisa e decidiu apresentar um jogo didático que tem por finalidade trabalhar de forma dinâmica, dentro da disciplina de Geometria Analítica, os seguintes conceitos: plano cartesiano, distância entre dois pontos e distância entre ponto e segmento de reta.  O jogo é chamado de Pontos em Batalha e é semelhante ao já conhecido jogo  de Batalha Naval. Como podemos verificar na figura 1 se trata se um software que roda no próprio navegador de internet.

Figura 1 – Interface do Jogo

    O jogo apresenta em um plano cartesiano a posição do navio(s) amigo(s) e do navio inimigo para que o aluno insira as coordenadas e a distância, pois só assim poderá afundar o navio inimigo. A primeira tela do jogo apresenta alguns desafios disponíveis que aumentam a sua dificuldade de acordo com o número a ser escolhido, ou seja, o mais fácil é o nº 1 e o mais difícil o nº 7, conforme podemos visualizar na figura 2.

Figura 2 – Escolha do Desafio

    Em alguns desafios o aluno necessitará realizar operações para conseguir afundar o navio inimigo como podemos ver na figura 3. Para ajudar o participante o software apresenta explicações referentes ao conteúdo de matemática utilizado para resolver o jogo, tais como a fórmula para a distância entre os pontos e a equação da reta (figura 4 e 5). Também são disponibilizadas informações sobre as estatísticas de acertos, erros e tentativas de cada fase do jogo.

 Figura 3 – Um desafio

 Figura 4 – Distância entre dois pontos.

Figura 5 – Equação da Reta 

      Para aplicação desta dinâmica é necessário o uso de um laboratório de informática ou de uma sala com computadores que possam acessar a internet. Que deve ser aplicada depois de uma explicação sobre o conteúdo. Pode-se realizar uma adaptação ao jogo, substituindo o software por folhas impressas, onde estariam localizados os navios amigos e navios inimigos em um plano cartesiano.

      Este software foi desenvolvido pelo Grupo de Informática Educativa (GIED), que tem como objetivo realizar pesquisas na área de Informática na Educação. A atividade primordial do Grupo é prover mecanismos baseados em Tecnologia da Informação e Comunicação para apoiar o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos curriculares de Escolas do Ensino Fundamental e a Inclusão Digital de Cidadãos da Região do Município de Bandeirantes. O Grupo é formado por graduandos, graduados e professores do curso de Licenciatura em Sistemas de Informação da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. O jogo está disponível no endereço:

Referencia:

Oliveira, Kethure; Vasco, Aline Mendes; Santos, Jader G. C. Plano de Aula – Objetos de Aprendizagem: Pontos em Batalha. Disponível em : http://gied.ffalm.br Acessado em 2 de dezembro de 2013.

Autores: Fabio da Silva Weischung, Lenio de Moura Vieira, Luciano dos Santos Graminho e Pedro Osmar Trindade Pacheco.

20 comentários:

  1. No Jogo dos Pontos em Batalha podemos observar a atuação da geometria analítica através do plano cartesiano de René Descartes. Este Jogo também apresenta a distância entre dois pontos e distância entre ponto e segmento de reta. O Jogo visa auxiliar a aprendizagem através de tecnologias computacionais.

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    1. Realmente Fabio, como futuros Professores de Matemática é importante que saibamos quais são as possibilidades de cada jogo didático que podemos usar em sala de aula.

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    2. Boa Noite,colegas!
      Acabei de comentar no trabalho de outros colegas que comentaram sobre o mesmo jogo , só que vocês testaram o mesmo, achei muito legal este jogo, confesso, me interessei muito por este jogo. Vou testar este software, posso baixar free? Isso é a era da tecnologia, concluo que temos que estar sempre atualizados para melhor ensinar nossos alunos, gosto muito de trabalhar com a tecnologia.
      Deise Dala Nora

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    3. Oi, Luciano!
      Sem dúvida, é muito importante conhecermos os instrumentos que iremos utilizar com os alunos, em sala de aula. O ideal é que, cada professor, ao utilizar um material novo, pesquise seu conteúdo, treine, no caso de software, antes, de apresentá-lo aos alunos, para obter domínio da ferramenta e garanta que o conteúdo seja adequado à faixa etária. Sempre é aconselhável, como com qualquer outro instrumento, por exemplo, um filme, que seja assistido e analisado seu conteúdo, anteriormente, também, pelo professor. Abraço
      T.Sandra

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    4. Realmente Professora, pude constatar isso durante os jogos didáticos que apliquei nos Estágios que realizei este ano, pois verifiquei que não basta apenas escolher um jogo e aplicar, é necessário uma pesquisa e um ensaio para que a sua utilização seja satisfatória e o seu resultado alcançado.

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    5. Este jogo é muito bom para trabalhar em sala de aula, pois os alunos devem calcular as estratégias, para poder aplicar no adversário e se aplica muito bem aos alunos para ajudar a desenvolver o raciocínio lógico matemático.

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  2. O comentário acima foi enviado por fabio weischung...

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    1. Realmente Fábio, muito bem colocada tuas palavras, eu acrescentaria ainda, como complementação que, a utilização do Jogo dos Pontos em Batalha, além de ser um software de entretenimento, ele possibilita ao seu jogador adquirir uma noção de espaço, com a localização de pontos no sistema cartesiano(x,y), praticar as regras de sinais, a utilização da fórmula da Distância entre dois pontos determinada pelo Teorema de Pitágoras, onde diz que, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos: D = (X 2 - X1)2 + (Y2 - Y1)2 e a fórmula da distância de um ponto a uma reta, instigando e incentivando o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e o gosto pela Matemática.

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  3. Oi, Pedro!
    Lendo o teu comentário... surgiu uma dúvida! Podes me explicar essa colocação que fizeste a respeito da importância do jogo Batalha Naval, comentando a postagem do Luciano?
    "e a fórmula da distância de um ponto a uma reta,". Aguardo. Abraço.
    T. Sandra

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    1. Bom dia professora Sandra!
      Ao referir-me a importância do jogo, estava me referindo ao auxílio que tal jogo trás principalmente às crianças, ao adquirir uma noção de espaço, com a localização de pontos no sistema cartesiano (x, y), praticando as regras de sinais, a utilização da fórmula da Distância entre dois pontos. Unindo o útil ao agradável, ou seja, a utilização da tecnologia como entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo.
      E sobre a fórmula da distância de um ponto a uma reta é utilizada após acharmos a equação da reta dados pelos pontos (Xo,Yo) e (X,Y), quando no jogo, o pirata reboca o navio amigo utilizando uma corrente, representando assim um segmento de reta entre os dois navios.

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  4. A respeito da invenção das coordenadas cartesianas, gostaria de apresentar p vcs um pouco mais sobre o pensamento deste Filósofo:
    Descartes (diz-se Decarte, sem os ss), afirmava que, para conhecermos a verdade, é preciso colocarmos todos os nossos conhecimentos em dúvida. Deveríamos duvidar de tudo, questionarmos tudo para, criteriosamente, analisarmos se existe algo na realidade que possamos ter a plena certeza.
    Ele se utilizou da dúvida como método de conhecimento das coisas.
    O Filósofo e Matemático considerava como incerteza todas as percepções sensoriais provenientes das sensações dos objetos, ou seja, todas as informações que poderíamos ter dos objetos, através dos 5 sentidos.
    Segundo Descartes, a única verdade totalmente livre da dúvida era a de que os pensamentos existem, ou como ele diria " de que meus pensamentos existem". Disto decorre a célebre frase:" Cogito ergo Sum", Penso, logo existo!
    Como era um racionalista convicto, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conduzido pelo esforço lógico da mente. Para ele, dentre todos os homens que buscaram a verdade, "só os matemáticos puderam encontrar algumas razões certas e evidentes".

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    1. Muito interessante, pesquisei e verifiquei que dentro desta linha ele também falava que "Eu duvido, logo penso, logo existo" (Dubito, ergo cogito, ergo sum).

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    2. Obrigada pela colaboração! procura indicar o site ou livro de onde fizeste a pesquisa. Abraço

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  5. Vejam só a importância que Descartes dava à Matemática. Tanto que ele atribuiu grande valor a esse conhecimento que o utilizou como instrumento de compreensão da realidade... e, sua contribuição para a ciência se deu com a criação da geometria analítica. Essas informações a respeito do pensamento cartesiano foi somente para fazermos uma ligação entre os conhecimentos filosóficos e matemáticos objetivando, assim, uma interação entre ambos . Com a apresentação de um histórico sobre a vida de um Pensador, poderemos ampliar conhecimentos e abrandar o peso dos conteúdos que envolvem a Matemática. Convido vcs para conhecerem mais sobre a história de vida de Descartes. As informações que passei para vcs encontram-se no livro: " Fundamentos da Filosofia - ser, saber e fazer", de Gilberto Cotrim, da Editora Saraiva. E... continuemos nossa conversa. Abraço
    T. Sandra

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  6. A citação de Gilberto Cotrim:
    "A história mostra o que os homens foram e fizeram.
    Isso nos ajuda a decidir o que podemos ser e fazer."
    Nós ensina que através do conhecimento adquirido podemos ser transformadores de um futuro mais digno e belo utilizando ou não tecnologias computacionais para o aprendizado em sala de aula ou no dia a dia social das pessoas. Por fabio da silva weischung..

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  7. Oi, Pessoal!
    Retornamos às nossas atividades. Espero que tenham tido um ótimo Natal e que 2014 seja repleto de felicidades, muitas aprendizagens e estudos. Convido vcs a continuarem com as interações! Abraços
    T. Sandra

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  8. Caros alunos!

    Gostaria de dialogar com vcs a respeito da construção dos mapas conceituais.
    O conteúdo de onde devem ser elaborados os mapas encontra-se na SEMANA 11, ali, vcs encontram um bom material sobre o tema solicitado na tarefa. Eu já estudei-o, achei uma linguagem bem acessível. O que sugiro é que todos os componentes do grupo façam a leitura, dominem o conteúdo, a partir daí comecem a elaboração do mapa. Essa ferramenta requer que se tenha domínio do tema, ou seja, que se compreenda os conceitos apresentados no material base da semana. Só assim, a construção ficará mais fácil.
    A parti daí, quando forem surgindo dúvidas, entrem em contato comigo para trocarmos informações. Aguardo vcs. Abraço
    T. Sandra

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Acredito que a utilização dos jogos em sala de aula seja a maneira que mais atrai a atenção dos alunos, pois eles irão unir o útil ao agradável, como bem disse o colega Pedro, Muito eficiente para o aprendizado. Susana Barassuol

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