sábado, 16 de novembro de 2013

No município de Cruz Alta há a inclusão dos alunos Surdos na Escola, existem alguns Estabelecimentos que desenvolvem esta atividade, sendo que a Escola Estadual Educação Básica Venâncio Aires é a referência neste quesito, pois mantém uma Classe Especial de alunos surdos ou com deficiência auditiva, contando com uma Equipe de Docentes que trabalham com a língua brasileira de sinais (LIBRAS). O grupo visitou a Escola Municipal de Educação Fundamental Carlos Gomes (figura-1), onde constatamos que existe um aluno com deficiência auditiva. Ele estuda no 7º ano, no período da manhã. Ele não usa a língua brasileira de sinais, pois não há necessidade, a deficiência do aluno é parcial. O aluno também não usa tradutor/intérprete de LIBRAS, mas ele utiliza um aparelho auditivo (figura-2) que funciona com um microfone sem fio, levando a voz do professor direto para o aparelho de audição da criança, esta tecnologia facilita o aprendizado. A Família do Discente conseguiu este material com um incentivo do Governo Federal. Na figura 3 podemos visualizar o exemplo de como funciona este dispositivo. A Escola não possui Professores que sabem utilizar a Língua Brasileira de Sinais. Diante deste contexto, podemos concluir que há um interesse geral para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva na Escola, , que engloba a Família, a Comunidade, a Escola e o Poder Público. Também percebemos as dificuldades nesta inclusão, pois se necessita além da adaptação dos Estabelecimentos de Ensino a uma preparação especial dos seus Docentes.

Realmente a preparação do profissional para receber alunos com necessidades especiais é muito importante, porém uma pessoa especial precisa de um tratamento especial até sua familiarização com sua nova realidade. (Edson dos Santos Bueno Junior)

3 comentários:

  1. Oi, Edson!
    Percebi que postaste um "trabalho" como se fosse um comentário. Qdo fores comentar, entra na opção comentário, pq dessa forma pode haver confusão na hora de pesquisarmos a participação, ao avaliar. Não estou desconsiderando tua participação, foi muito bom teres interagido sobre o tema do 1º Blog. Continua interagindo, somente, novamente te orientando, procura o espaço específico ao comentário. Abraço
    Tutora Sandra

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  2. Foi muito interessante fazer esta entrevista na escola, na verdade nem sabia que esta instituição admitia a educação especial.

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  3. O trabalho com crianças especiais, acredito eu, tem que ser muito bem preparado, ou seja, o professor, deve estar devidamente habilitado para esse serviço, mas também acredito que seja um trabalho muito gratificante, pois ver os resultados, ver estas crianças, progredindo, e tendo uma vida social, é muito bom, tenho dois amigos surdos/mudos, e tenho muito orgulho de dizer que minha infância foi ao loado deles também, e os admiro também, pela força de vontade, em aprender. Susana Maria Barassuol

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