No município de Cruz Alta há a inclusão dos alunos Surdos na Escola, existem alguns Estabelecimentos que desenvolvem esta atividade, sendo que a Escola Estadual Educação Básica Venâncio Aires é a referência neste quesito, pois mantém uma Classe Especial de alunos surdos ou com deficiência auditiva, contando com uma Equipe de Docentes que trabalham com a língua brasileira de sinais (LIBRAS).
O grupo visitou a Escola Municipal de Educação Fundamental Carlos Gomes (figura-1), onde constatamos que existe um aluno com deficiência auditiva. Ele estuda no 7º ano, no período da manhã. Ele não usa a língua brasileira de sinais, pois não há necessidade, a deficiência do aluno é parcial.
O aluno também não usa tradutor/intérprete de LIBRAS, mas ele utiliza um aparelho auditivo (figura-2) que funciona com um microfone sem fio, levando a voz do professor direto para o aparelho de audição da criança, esta tecnologia facilita o aprendizado. A Família do Discente conseguiu este material com um incentivo do Governo Federal. Na figura 3 podemos visualizar o exemplo de como funciona este dispositivo. A Escola não possui Professores que sabem utilizar a Língua Brasileira de Sinais.
Diante deste contexto, podemos concluir que há um interesse geral para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva na Escola, , que engloba a Família, a Comunidade, a Escola e o Poder Público. Também percebemos as dificuldades nesta inclusão, pois se necessita além da adaptação dos Estabelecimentos de Ensino a uma preparação especial dos seus Docentes.
Realmente a preparação do profissional para receber alunos com necessidades especiais é muito importante, porém uma pessoa especial precisa de um tratamento especial até sua familiarização com sua nova realidade. (Edson dos Santos Bueno Junior)
Oi, Edson!
ResponderExcluirPercebi que postaste um "trabalho" como se fosse um comentário. Qdo fores comentar, entra na opção comentário, pq dessa forma pode haver confusão na hora de pesquisarmos a participação, ao avaliar. Não estou desconsiderando tua participação, foi muito bom teres interagido sobre o tema do 1º Blog. Continua interagindo, somente, novamente te orientando, procura o espaço específico ao comentário. Abraço
Tutora Sandra
Foi muito interessante fazer esta entrevista na escola, na verdade nem sabia que esta instituição admitia a educação especial.
ResponderExcluirO trabalho com crianças especiais, acredito eu, tem que ser muito bem preparado, ou seja, o professor, deve estar devidamente habilitado para esse serviço, mas também acredito que seja um trabalho muito gratificante, pois ver os resultados, ver estas crianças, progredindo, e tendo uma vida social, é muito bom, tenho dois amigos surdos/mudos, e tenho muito orgulho de dizer que minha infância foi ao loado deles também, e os admiro também, pela força de vontade, em aprender. Susana Maria Barassuol
ResponderExcluir