A história da Educação Brasileira em Cruz Alta/RS
Alunos: Deise Dala Nora, Lilian L.S, Luiz C. Paes e Maria da G. Vicensi Pólo: Cruz Alta
Em Cruz Alta a primeira escola a surgir foi o Colégio Franciscano Santíssima Trindade, fundado em 10 de março de 1914, completando no ano de 2014, 100 anos. Portanto pertence ao Período da República. Em 1913, o Vigário Padre Carlos Kolb fez o pedido de um Colégio de Religiosas, que no mesmo ano, a Congregação adquiriu uma pequena casa de um andar, com salas pequenas, algumas saídas tão baixas que as pessoas de alta estatura tinham de baixar a cabeça para entrar e sair. Situada perto da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.
Dia 10 de março de 1914, chegaram as três pioneiras: Ir. Claudia Kipper, Ir. Ivo Schwermer e Ir. Eucharia Royer. E em 15 de abril, iniciaram-se as aulas, ministrando o Ensino Elementar. Quando em 1930 a Diretora da Escola Madre Bertrada decidiu fundar o Curso Complementar para formar professores primários. Posteriormente substituído pela Escola Normal.
Em fevereiro de 1938, a direção passou para Madre Filipina Gasse, quem criou o Ginásio. Posteriormente, conforme publicação no Diário Oficial de 18 de fevereiro de 1972, o nome de Escola Normal SS. Trindade foi alterado para Colégio SS. Trindade.
Escola Gabriel Álvaro de Miranda
Nosso grupo resolveu contar a história da Escola Gabriel Álvaro de Miranda, que recebeu este nome em homenagem ao médico Dr Gabriel Álvaro de Miranda, que fundou, juntamente com outros médicos, o primeiro hospital cruz-altense, o São Vicente de Paulo, em 18 de maio de 1918.
Em 1972 o Ginásio Cristo Redentor, mantido pelos irmãos maristas, destinado a rapazes unificou-se com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, mantendo este último nome, em seu prédio atual situado a rua Procópio Gomes.
Abaixo algumas imagens:
Ginásio Cristo Redentor em 1930:
Escola atual:
Frente do prédio em 1972:
Frente do Prédio atualmente:
Referências bibliográficas:
Oi, Pessoal!
ResponderExcluirConforme a postagem de vocês, a escolha da escola, dentro de que período o grupo poderia identificá-la?
Vamos ler um pouco sobre o período identificado dentre a História da Educação para podermos interagir? Mas para isso devem indicar o momento histórico do prédio escolhido. Ok? Aguardo para iniciarmos nossa interação. Abraço.
Como foi colocado no texto esta escola pertence ao Período Nacional de Desenvolvimentista (1946 a 1964). O Brasil Nacional-Desenvolvimentista se constituiu na sociedade brasileira por um período marcado por efervescentes processos sócio-históricos assim mapeados: no plano mundial termina a 2ª Guerra (1945), o que representou para a humanidade uma nova fase nas
ResponderExcluirrelações internacionais e nas diversas esferas da vida societal.A ênfase no desenvolvimento econômico do país, como pressuposto para o desenvolvimento das demais instâncias da sociedade, produziu uma inversão do papel do ensino público, colocando a escola sob os desígnios do mercado de trabalho, passando a concepção produtivista a moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista. (Saviani, 2005).
Enquanto o desenvolvimento caminhava fundamentalmente no sentido da expansão do capitalismo industrial no Brasil, a educação escolar continuava a estruturar-se em bases, valores e técnicas próximas da mentalidade pré-capitalista. _ Maria da Graça Vincensi
Em pesquisa no link: https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/14233fb1899cadbb?projector=1
ExcluirNeste site, encontrei um material intitulado: "Educação no Brasil: a História das rupturas", de José Luiz de paiva bello, onde esse período também é chamado de "Período da Nova República".
Para complementar teu comentário: esse período também foi chamado de "Período da Nova República" (1946-1963).
ResponderExcluirNesse momento histórico da Educação Brasileira, iniciou uma nova Constituição, Carta Magna, contendo uma visão liberal e democrática.
Essa nova Constituição trouxe a ideia de "educação é direito de todos".
Em 1946, o Ministro Raul da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC.
Discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, também marcaram esse momento histórico, bem como, em 1950, em Salvador (Bahia), é inaugurado o Centro Popular de Educação, por Anísio Teixeira. No Ceará (Fortaleza), Lauro Oliveira Lima dá início a uma didática baseada nas teorias científicas de Piaget- o método psicogenético.
No ano de 1953 a educação passa a ter um ministério próprio, o Ministério da Educação e Cultura.
Em 1961, inicia-se uma campanha de alfabetização que, se utilizando do modelo de alfabetização de Paulo Freire, tem por objetivo a alfabetização de adultos.
Para finalizar, em 1962, inspirado no Método Paulo Freire, é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, por intermédio do Ministério da Educação e Cultura.
Luciano e Fábio... e quem mais quiser participar.
ResponderExcluirVamos interagir, então, sobre as "novas coisas sobre a História da Educação no Brasi", conforme tuas palavras Luciano, que comentaste ter aprendido?
Vamos buscar mais informações a respeito deste período (1889-1929): Neste período inicia-se, segundo o texto de José Luiz de Paiva Bello, "Educação no Brasil: a História das rupturas", a busca pela forma "positivista" de educação. Pergunto, então: o que seria isso, essa forma de educar nos moldes positivistas? O que é o Positivismo? E, qual seu principal representante? Sabem me falar algo a respeito?
Aguardo.
Abraço
T. Sandra
Um pouco sobre a origem do Positivismo, seu criador e suas primeiras repercussões no Brasil:
Excluir“Auguste Comte, foi o criador do Positivismo, suas idéias influenciaram grandemente a formação da república no Brasil, tanto que o lema da bandeira brasileira, ‘Ordem e Progresso” foi inspirado na doutrina desse filósofo francês.
No Brasil a influência do positivismo de Comte traduziu-se não só no ideário de nossos republicanos, mas nas ações políticas que acompanharam a Proclamação da República. Entre elas, a separação entre igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant, um dos mais influentes positivistas brasileiros.”
Disponível no site http://educacao.uol.com.br/biografias/auguste-comte.jhtm, acessado em 23/11/2013 às 21 horas
Acadêmico: Pedro Osmar Trindade Pacheco-Matemática EAD, Cruz Alta
Oi, Pedro!
ExcluirVou complementar tua pesquisa: o termo Positivismo, utilizado por Auguste Comte, o maior representante dessa doutrina, é marcado pelo "culto" da ciência e pela utilização do método científico. O positivismo gera uma confiança nos benefícios da industrialização, como também, um otimismo em relação ao progresso capitalista, este, guiado pela técnica e ciência.
Ele se manifestou de forma diferente em diversos países do ocidente, a partir da 2ª metade do século XX.
Filosoficamente, o positivismo, expressa o "entusiasmo burguês pelo progresso capitalista e pelo desenvolvimento técnico-industrial".
Um dos temas centrais da filosofia Comtiana é a necessidade de uma "organização completa da sociedade", as transformações impulsionadas pela ciência visam o progresso, este deve estar subordinado à ordem, foi desse pensamento que surgiu um novo lema positivista aplicado à sociedade, Ordem e Progresso, esse ideário tem a ver com o lema de nossa Bandeira, citado pelo colega Luciano, logo acima. Abraço
T. Sandra
Oi,Pedro!
ExcluirMuito bom teu texto, mas verifiquei que este foi postado igualmente em outro comentário, não desfazendo de tua participação, mas para ela ser considerada e avaliada como uma segunda interação, o texto deveria ser diferenciado do outro. Ainda dá tempo... Abraço
olá professora , após ler todas as pesquisas, achei muito interessante saber mais sobre as escolas do município, pois não sabia de muitas coisas que aprendi através de nossas pesquisas e das pesquisas dos colegas, principalmente sobre uma escola que estudei da 5 ª serie a 8 ª serie a Escola Venâncio Aires. Estudei lá e realmente não sabia de sua história.Por isso achei muito valida esta pesquisa.Deise Dala Nora
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOs positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
ExcluirPara Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.
O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.
Embora o positivismo tenha tido grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil, e talvez seja, a base do pensamento da sociologia, as idéias de Comte foram duramente criticadas pela tradição sociológica e filosófica marxista, com destaque para a Escola de Frankfurt.
Deise Dala Nora
A respeito do texto citado acima:
ResponderExcluirDisponível em:
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de comentar com vcs que, a Profª Crisna postou texto sobre a Hist. da Educ. Brasileira, dentro do MATERIAL BASE SEMANA 7.
Para quem viu ou não, estou avisando. Leiam para podermos conversar e interagir a respeito, no Blog.
Esse Tema é muito importante e interessante, dentro da Educação e, nosso tempo de contato com ele, dentro do Eixo, não é longo.
Convido, então, todos para lermos e pesquisarmos mais para obtermos subsídios para as trocas.
O assunto da semana é considerado relevante para entendermos a evolução, ou não..., da educação brasileira e seu processo histórico.
Nos fornece dados para reflexão, mostrando em que continuamos repetindo (mantendo) nos métodos de ensino e aprendizagem de épocas remotas e, no que evoluímos,(modificamos).
Podemos, também, observar que muitas formas ainda são mantidas, tais quais aos moldes dos Jesuítas.
Então, vamos estudar para entendermos!
Aguardos vcs para trocarmos informações. Abraço
T. Sandra
ok ,professora ,vou ler o material , e comentaremos. Eu estava com dificuldades em aprender a escrever no blog.Pois tinha tentado várias vezes, e cada vez que tentava publicar os comentários não publicava , agora acho que consegui, abraço!
ResponderExcluir