Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires
O sistema educacional do município no século XIX contava com oito aulas públicas de instrução primária, três delas na cidade, sendo uma do sexo masculino, uma do sexo feminino e uma mista. As cinco restantes distribuíam-se pelo Cadeado, Ivaí, Três Capões, Rincão dos Valos e Santa Bárbara (Distritos de Cruz Alta). Além destas mencionadas, havia mais três particulares. Uma delas funcionava no Sobrado dos Verissimo de acordo com a figura 1.
Figura 1 - Sobrado dos Verissimo
Esta Instituição contava com uma população escolar de
412 alunos: 280 do sexo masculino e 132 do feminino. Houve uma aula noturna de
ensino secundário, dirigida por Guilherme Joaquim da Costa, que em sua curta
existência obteve ótimo resultado.
Havia três sociedades literárias: O Clube Aurora da
Serra, Academia dos Tímidos e o Clube Amor ao Estudo, esse último possuía
diminuta biblioteca. Havia outras sociedades literárias, porém, tiveram vida
curta.
O Clube Aurora da Serra publicava uma revista mensal
e a ele cabe UM FATO HISTÓRICO: O mérito de ter feito a cidade ser uma das
primeiras do Rio Grande do Sul a libertar todos os escravos, cinco anos antes
da abolição da Escravatura.
O
grupo escolheu a Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires e
de acordo com nossas pesquisas verificamos que a Escola foi criada pelo
Decreto nº 3868, de 05/07/1927, como Escola Rural, sediada no Distrito de
General Osório, pertencente ao município de Cruz Alta, e que é hoje, Ibirubá.
No período da Republica.
Depois foi transferida
para nossa cidade a 22 de março de 1939. A princípio instalou-se no prédio já
existente a esquina Marechal Floriano e General Osório, passando a denominar-se
"Grupo Escolar 19 de Novembro" como podemos ver na figura 2.
Figura 2 - Primeiro prédio (nos dias atuais)
Em 1941 transferiu-se para o prédio nº 1274 da
rua General Portinho (figura 3). Pelo Decreto nº 744 de 27/03/1943 a Secretaria
de Educação e Cultura determinou a denominação de G.E. Venâncio Aires. Em 1949
verificou-se outra mudança para a Rua Marechal Floriano nº 1225, esquina Av.
Presidente Vargas como podemos verificar na figura 4.
Figura 3 - Segundo prédio da Escola (dias atuais)
Figura 4 - terceiro prédio da Escola (década de 40)
Finalmente a 08 de setembro de 1964, foi solenemente
inaugurado o prédio novo, com todas as instalações adequadas, a rua José
Garibaldi, 060, esquina Rua João Manoel, no Bairro São José, nas figuras 5 e 6 podemos
comparar como o prédio era antigamente e como está nos dias atuais.
Figura 5 - prédio da Escola (década de 60)
Figura 6 - prédio da Escola (dias atuais)
Em 1977 passou a chamar-se Escola Estadual de 1º
Grau Venâncio Aires de acordo com a Resolução n 111/74 CEE Decreto nº 26484 de
23/12/1977. Pelo Decreto de Transformação nº 32.131 de 24/12/1985 passou então
para E.E. de 1º e 2º Graus Venâncio Aires. A partir do ano 2000 todas as
escolas sofreram alteração em sua nomenclatura e nossa escola passou então a se
chamar "Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires”.
Diretoras desde 1939: Alda
Lacroix, Alice Couto, Jani Pereira Marcello, Marina Lenuzza, Nilza Amado
Damasceno, Irma Lopes, Maria da Rocha, Ilka da Silva Wagner, Brumehilda
Ferrari, Edith Zazzero Osório, Hilda da Silva Girardi, Eunice Bucco Brum, Zilda
Sampaio Roberto, Loni Sebastião, Maria Marlene da Rosa, Marquite Dill, Sandra
Fronza, Sonia leda Costa Beber Teixeira, Helena Maria Bilibio Westhfalen,
Marinês Nogueira Bergoli e Vânia Ligia Flach.
Atualmente a Escola
possui 832 alunos matriculados, 73 professores e funcionários e a escolha do
nome da instituição foi uma homenagem ao Venâncio de Oliveira
Aires, que nasceu em São Paulo, na
cidade de Itapetininga. Estudou e completou o curso de Direito. Porém, viveu
mais tempo no Rio Grande do Sul, onde atuou ativamente na vida política do
estado. Estabeleceu-se em Santo Ângelo, onde foi vereador. Advogado brilhante,
exerceu sua profissão nas cidades de Santo Ângelo e Cruz Alta. Foi ardoroso
republicano, tendo sido diretor da "A Federação" jornal do Partido
Republicano. Faleceu aos 44 anos de idade, vítima do coração aos 17 de outubro
de 1885.
Autores: Fabio da Silva Weischung, Lenio de Moura
Vieira, Luciano dos Santos Graminho e Pedro Osmar Trindade Pacheco.
Oi, Pessoal!
ResponderExcluirConforme a postagem de vocês, a escolha da escola, dentro de que período o grupo poderia identificá-la?
Vamos ler um pouco sobre o período identificado dentre a História da Educação para podermos interagir? Mas para isso devem indicar o momento histórico do prédio escolhido. Ok? Aguardo para iniciarmos nossa interação. Abraço.
A Escola foi criada em 1927, no período da República e de acordo com pesquisas, na década de 1920, devido mesmo ao panorama econômico-cultural e político que se delineou após a primeira Grande Guerra, o Brasil começa a se repensar. Em diversos setores sociais, mudanças são debatidas e anunciadas. O setor educacional participa do movimento de renovação. Inúmeras reformas do ensino primário são feitas em âmbito estadual. Surge a primeira grande geração de educadores - Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Almeida Júnior, entre outros, que lidera o movimento, tenta implantar no Brasil os ideais da Escola Nova e divulga o Manifesto dos Pioneiros em 1932, documento histórico que sintetiza os pontos centrais desse movimento de ideias, redefinindo o papel do Estado em matéria educacional.
ResponderExcluirEsse período de criação da citada Escola, chamou-se Período da Primeira República (1889-1929).
ExcluirPeríodo com princípios de liberdade,e laicidade do ensino e gratuidade da escola primária, a chamada Reforma de Benjamim Constant. Além das mudanças citadas acima, essa Reforma tinha como objetivo substituir a predominância literária pela científica.
O Código Epitácio pessoa, em 1901, incluiu a Lógica no currículo, retirando as disciplinas de Biologia, Sociologia e Moral.
A Reforma Rivadávia Correa, de 1911, trouxe muitas mudanças, dentre elas, prega a abolição do diploma em troca de um certificado e transfere os exames de admissão ao ensino superior.
A Reforma de João Luiz Alves introduz a disciplina de Moral e Cívica, tendo como objetivo tentar combater os protestos estudantis contra o governo do Presidente Arthur Bernardes.
Obrigado Professora pela interação, pois aprendi novas coisas sobre o história da educação no Brasil.
ExcluirA partir do ano de 1998, a E.E. de 1º e 2º Graus Venâncio Aires (Cruz Alta) atuou como extensão para formação de alunos do Ensino Médio utilizando a estrutura física da Escola de Ensino Fundamental Dr. João Raimundo (Boa Vista do Cadeado) para desempenhar suas atividades educacionais. Eu Fabio da Silva Weischung, fui um destes alunos formados pela extensão da Escola Venâncio Aires no ano de 2002. Tempo bom este!
ResponderExcluirVamos continuar interagindo!!!! Aguardo mais alunos. Abraço
ResponderExcluirT. Sandra
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLuciano e Fábio... e quem mais quiser participar.
ResponderExcluirVamos interagir, então, sobre as "novas coisas sobre a História da Educação no Brasi", conforme tuas palavras Luciano, que comentaste ter aprendido?
Vamos buscar mais informações a respeito deste período (1889-1929): Neste período inicia-se, segundo o texto de José Luiz de Paiva Bello, "Educação no Brasil: a História das rupturas", a busca pela forma "positivista" de educação. Pergunto, então: o que seria isso, essa forma de educar nos moldes positivistas? O que é o Positivismo? E, qual seu principal representante? Sabem me falar algo a respeito?
Aguardo.
Abraço
T. Sandra
De acordo com minhas pesquisas um ponto a ser levado em conta é que, como previa a constituição republicana, os estados passaram a ter mais autonomia em relação ao ensino; mas, esbarravam na falta de recursos financeiros, materiais e operacionais para promoção da educação. Azevedo, (1953), considera que, sob a análise da educação, a república não vingou:
Excluir(...) foi uma revolução que abortou e que, contentando‐se com a mudança do regime não teve o pensamento ou a decisão de realizar uma renovação intelectual das elites culturais e políticas, necessárias às novas instituições democráticas. (Azevedo, 1953, p. 134)
Outras mudanças, de menor relevância foram feitas nos estados da República. Só pra exemplificar e contextualizar, no Ceará, em 1921, o educador Lourenço Filho iniciou um movimento de renovação educacional com reformas no ensino elementar e a implantação de um instituto de educação. Entre outras coisas Lourenço Filho pregava a profissionalização dos docentes e um relacionamento mais democrático entres os alunos e professores.
Um pouco sobre a origem do Positivismo, seu criador e suas primeiras repercussões no Brasil:
Excluir“Auguste Comte, foi o criador do Positivismo, suas idéias influenciaram grandemente a formação da república no Brasil, tanto que o lema da bandeira brasileira, ‘Ordem e Progresso” foi inspirado na doutrina desse filósofo francês.
No Brasil a influência do positivismo de Comte traduziu-se não só no ideário de nossos republicanos, mas nas ações políticas que acompanharam a Proclamação da República. Entre elas, a separação entre igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant, um dos mais influentes positivistas brasileiros.”
Disponível no site http://educacao.uol.com.br/biografias/auguste-comte.jhtm, acessado em 23/11/2013 às 21 horas
Acadêmico: Pedro Osmar Trindade Pacheco - Matemática EAD, Cruz Alta
Oi, Luciano!
Excluir"os estados passaram a ter mais autonomia em relação ao ensino; mas, esbarravam na falta de recursos financeiros, materiais e operacionais para promoção da educação. Azevedo, (1953)", conforme essa citação, podemos perceber os problemas financeiros pelos quais a Educação Brasileira enfrentava, já naqueles tempos. E, nesses tempos de modernidade, de abertura política (período de 1986/2003), globalização... e por aí vai, podemos observar alguma melhora na Eduacação, em termos de recursos financeiros, materiais e operacionais? vamos pensar sobre isso? Poderias complementar teu comentário. Abraço
T. Sandra
Oi, Pedro!
ExcluirVou complementar tua pesquisa: o termo Positivismo, utilizado por Auguste Comte, o maior representante dessa doutrina, é marcado pelo "culto" da ciência e pela utilização do método científico. O positivismo gera uma confiança nos benefícios da industrialização, como também, um otimismo em relação ao progresso capitalista, este, guiado pela técnica e ciência.
Ele se manifestou de forma diferente em diversos países do ocidente, a partir da 2ª metade do século XX.
Filosoficamente, o positivismo, expressa o "entusiasmo burguês pelo progresso capitalista e pelo desenvolvimento técnico-industrial".
Um dos temas centrais da filosofia Comtiana é a necessidade de uma "organização completa da sociedade", as transformações impulsionadas pela ciência visam o progresso, este deve estar subordinado à ordem, foi desse pensamento que surgiu um novo lema positivista aplicado à sociedade, Ordem e Progresso, esse ideário tem a ver com o lema de nossa Bandeira, citado pelo colega Luciano, logo acima. Abraço
T. Sandra
Eu acho que o descaso com a educação é muito antigo, como podemos verificar durante as pesquisas, um autor relata o seguinte: “O grande problema da educação, é que caso algum mandatário tente fazer investimentos, o retorno só acontece em longo prazo e eles precisam de resultados nas próximas eleições, então negligenciam a educação para investirem em obras que darão visibilidade imediata, ou quando fazem um projeto para a educação, é algo mirabolante, que enche os olhos, mas não dá resultado. O programa do livro didático pro ensino médio é um exemplo disto, se o presidente tivesse gasto todo o dinheiro que gastou neste projeto em pavimentação de estradas, talvez tivesse ganhado a eleição mais facilmente, e pior quem vai colher os frutos, caso o programa seja bem sucedido será o seu sucessor.” Concordo com a sua colocação, infelizmente os nossos representantes só visualizam o que pode ocasionar a sua permanência no poder.
ExcluirA respeito do texto citado acima:
ResponderExcluirDisponível em:
Ola pessoal, achei muito interessante podermos visualizar como eram as escolas de nossa cidade a anos atrás. Pude perceber que escolas que conhecemos já estavam ali instaladas, a um tempo que nem imaginávamos. E observei, também, que as primeiras escolas eram trazidas pela Igreja. Abraço a todos. Lilian L.S.
ResponderExcluirOi,Lilian!
ExcluirPoderias complementar teu comentário com mais informações, por exemplo, em que época percebeste que as escolas eram trazidas pela Igreja, fala um pouco desse período da Educação Brasileira. Teu comentário deve estar mais fundamentado. Abraço
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de comentar com vcs que, a Profª Crisna postou texto sobre a Hist. da Educ. Brasileira, dentro do MATERIAL BASE SEMANA 7.
Para quem viu ou não, estou avisando. Leiam para podermos conversar e interagir a respeito, no Blog.
Esse Tema é muito importante e interessante, dentro da Educação e, nosso tempo de contato com ele, dentro do Eixo, não é longo.
Convido, então, todos para lermos e pesquisarmos mais para obtermos subsídios para as trocas.
O assunto da semana é considerado relevante para entendermos a evolução, ou não..., da educação brasileira e seu processo histórico.
Nos fornece dados para reflexão, mostrando em que continuamos repetindo (mantendo) nos métodos de ensino e aprendizagem de épocas remotas e, no que evoluímos,(modificamos).
Podemos, também, observar que muitas formas ainda são mantidas, tais quais aos moldes dos Jesuítas.
Então, vamos estudar para entendermos!
Aguardos vcs para trocarmos informações. Abraço
T. Sandra
Apesar de passar muito tempo, pois estamos no século XXI, e ter mudado de regime político, a educação continua sob a responsabilidade desde o tempo do Brasil-Império. A grande diferença é que a responsabilidade sobre ela não está mais só concentrada em uma autoridade, e sim entre estados, municípios e o Governo Federal, além da própria família, como consta no Art. 205º da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988). Também existe um ministério, o da Educação, especialmente criado para cuidar destes assuntos e, através de leis, regulamentar as práticas realizadas.
ExcluirNo que se refere à educação brasileira, a lei mais importante de todas é a LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (1996), que serve como referência às demais, de uma forma semelhante ao Ratio Studiorum. Ela guia todos os educadores brasileiros, mais sobre o que fazer e menos sobre como fazer, ou seja, não mudou muito a Educação no Brasil.