ALUNO: Rolando Ruben Chavez
Zegarra
POLO: Cruz Alta
A Escola
Estadual de Ensino Fundamental Dr. Catharino de Azambuja foi criada em 1º de
março de 1961, com o nome de Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima. Em 24 de maio
de 1978, o decreto nº 27054 reorganiza a Escola, que passa a designar-se Escola
Estadual de 1º Grau Dr. Catharino de Azambuja
Figura 1 – Patio da Escola na década
de 1970
. Em 21
de dezembro de 2000, com a Portaria 0033, passa a designar-se Escola Estadual
de Ensino Fundamental Dr. Catharino de Azambuja.
A Escola
tem com patrono o saudoso médico Dr. Catharino de Azambuja, que prestou
relevantes serviços na área da saúde, educação e política de Cruz Alta, e que
por um longo período residiu e de atendimento à população no solar dos
Veríssimo, dando continuidade ao trabalho humanitário do seu sogro, Dr.
Franklin Veríssimo.
A atual
Diretora da escola é a professora Maria Iracema França Nunes, e as
Vice-diretoras são a professora Mara Lúcia Wolf Dobrachinski e a agente
educacional Flavia Ariane Oliveira Soares. No serviço de supervisão escolar
atuam as professoras Analice Fagundes Audino e Rosângela Maria dos Santos
Feltrin.
A escola,
que atende atualmente 250 alunos, tem por objetivo geral educar através de uma
ação que envolva todos os segmentos para que o processo ensino-aprendizagem
resgate a formação total do ser e possibilite ao educando engajar-se na
construção de uma sociedade melhor, levando-o a discernir valores com
responsabilidade e consciência, agindo como um agente transformador social.
E, para
dinamizar ainda mas a sua filosofia, a escola está desde 2012 engajada ao
projeto “Mais Educação”, coordenado pela professora Juliana Reck da Rosa, que
oferece ao aluno turno integral de estudos, desenvolvendo nos horários inversos
oficinas pedagógicas como artes marciais, informática, artesanato, matemática,
futsal e música, contando com uma Banda, composta de trinta componentes e
dirigida pelo oficineiro de Música Carlos José Trelha dos Santos.
A
Escola se preocupa com a participação de todos os alunos, não os discriminando,
tendo o cuidado de oferecer atividades em que os incluídos ou portadores de
quaisquer deficiências possam participar em turno inverso ao da Sala de
Recursos, atendidos pela professora Sueli Teloken, contemplando assim a
educação inclusiva no Projeto Político Pedagógico.
Após
cinquenta e dois anos de funcionamento, prestando relevantes serviços à
comunidade, e através da reivindicação da direção, a escola passou recentemente
por reformas imprescindíveis em sua infraestrutura, para melhor atendimento dos
seus alunos e melhores condições de trabalho para os seus professores e
funcionários.
Figura 2 – Escola Dr. Catharino
de Azambuja na atualidade
Figura 3
– Dr. CATHARINO DE AZAMBUJA
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O Dr. Catharino Raphael de Azambuja nasceu em
10 de janeiro de 1880, em Porto Alegre. Fixou residência em Cruz Alta após
diplomar-se em medicina. Aqui ficou conhecido pela alcunha de “Zeca Pitanga”,
homem de coração generoso, e mui solidário. Dedicou sua vida a ajudar os
pobres, tanto que, quando tornou-se Deputado Estadual, doou seus vencimentos ao
Hospital São Vicente de Paulo para que mais pessoas carentes fossem amparadas.
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Figura 4 – Propaganda do Dr. Catharino de Azambuja no Jornal “O
Comercio
Figura 5 - Cortejo Fúnebre do Dr.
Catharino de Azambuja um dos maiores Médicos de Cruz Alta
Oi, Rolando!
ResponderExcluirQual postagem da tarefa é a que devo considerar, postaste 2 escolas.
Ola professora. A pesquisa da escola Venancio Aires tinha feito primeiro, mas publiquei depois de outros colegas. Tive alguns problemas para a publicação da historia desta escola no Blog. Considere só da Escola Catharino de Azambuja. Agradeço sua atenção.
ResponderExcluirOi, Rolando!
ResponderExcluirObrigada pela informação.
Oi, Rolando!
ResponderExcluirObservei que o início das atividades da Escola Catharino de Azambuja foi em 1961. Podes me dar uma informação sobre a História da Educação Brasileira no ano da inauguração da Escola pesquisada? Vamos interagir?
A primeira LDB foi publicada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, quase trinta anos após ser prevista pela Constituição de 1934. O primeiro projeto de lei foi encaminhado pelo poder executivo ao legislativo em 1948, foram necessários treze anos de debate até o texto final.
ExcluirO governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) traz a marca do aprofundamento da relação entre Estado e economia. Neste período, a indústria automobilística surge como o grande ícone da consolidação da indústria nacional. O Plano de Metas do Governo JK nesses cinco anos prevê investimentos maciços nas áreas de infraestrutura (à produção de energia e ao transporte são conferidos 73% do total dos investimentos). Pela primeira vez contempla-se o setor de educação com 3,4% do total de investimentos previstos. O objetivo era a formação de profissionais orientados para as metas de desenvolvimento do país.
Oi!
ExcluirQuem colocou esse texto, por obséquio, se identifique. Abraço
T. Sandra
Preciso da identificação dessa postagem para poder considerá-la na avaliação. T. Sandra
ExcluirFui eu o aluno Rolando Ruben do Polo de Cruz Alta
ExcluirLuciano e Fábio... e quem mais quiser participar.
ResponderExcluirVamos interagir, então, sobre as "novas coisas sobre a História da Educação no Brasi", conforme tuas palavras Luciano, que comentaste ter aprendido?
Vamos buscar mais informações a respeito deste período (1889-1929): Neste período inicia-se, segundo o texto de José Luiz de Paiva Bello, "Educação no Brasil: a História das rupturas", a busca pela forma "positivista" de educação. Pergunto, então: o que seria isso, essa forma de educar nos moldes positivistas? O que é o Positivismo? E, qual seu principal representante? Sabem me falar algo a respeito?
Aguardo.
Abraço
T. Sandra
A respeito do texto citado acima:
ResponderExcluirDisponível em:
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de comentar com vcs que, a Profª Crisna postou texto sobre a Hist. da Educ. Brasileira, dentro do MATERIAL BASE SEMANA 7.
Para quem viu ou não, estou avisando. Leiam para podermos conversar e interagir a respeito, no Blog.
Esse Tema é muito importante e interessante, dentro da Educação e, nosso tempo de contato com ele, dentro do Eixo, não é longo.
Convido, então, todos para lermos e pesquisarmos mais para obtermos subsídios para as trocas.
O assunto da semana é considerado relevante para entendermos a evolução, ou não..., da educação brasileira e seu processo histórico.
Nos fornece dados para reflexão, mostrando em que continuamos repetindo (mantendo) nos métodos de ensino e aprendizagem de épocas remotas e, no que evoluímos,(modificamos).
Podemos, também, observar que muitas formas ainda são mantidas, tais quais aos moldes dos Jesuítas.
Então, vamos estudar para entendermos!
Aguardos vcs para trocarmos informações. Abraço
T. Sandra