Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias
Fotos do prédio antigo da Escola Annes Dias
Histórico
Em 1946, exercia as funções de Delegada do Ensino Primário da 9ª Região Escolar a professora Maria Zolá Bandarra Westphalen. Foi ela quem apresentou a reivindicação, de ser criada uma Escola Normal em Cruz Alta, ao Secretário da Educação e Cultura Dr. Francisco Brochado da Rocha, visto que todo o ensino público na cidade encerrava-se no 5º ano primário.
Dificuldades múltiplas tiveram de ser vencidas para que surgisse a Escola Normal Professor Annes Dias, criada pelo decreto nº 2100 de 08 de outubro de 1946, sob a direção da Maria Zolá Bandarra Westphalen.
Na falta de prédio próprio, ela funcionou, inicialmente, em prédio particular de propriedade do médico Dr .Catharino de Azambuja, na Avenida General Câmara, nº 1073. Esse casarão é mencionado pelo ilustre Érico Veríssimo em uma de suas obras e no registro de uma visita à Escola, em 1947.
No aspecto material, o funcionamento da Escola apresentava, inicialmente, condições precárias.
Em 1949 aconteceu a equiparação do Ginásio à Escola Normal Professor Annes Dias. Na mesma época a Escola é transferida para o prédio do Grupo Escolar Margarida Pardelhas, hoje, Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas.
Primeiros Professores da escola foram:
Maria Zola Bandarra Westphalen, Dorothéa Welsch, Irany Paz Young, Leopoldina Kruel, Maria de Lourdes Rousselet, Iracema Queiroz Sommer, Luiza Fréres Jacques, Maria Bica Moraes, Gioconda Oliveira, Heitor Silveira Netto e Antônio augusto Silveira Netto.
Inauguração do Prédio Atual:
O decreto nº 1740 de 26 de dezembro de 1950 cria o Colégio Estadual Anexo à Escola Normal Professor Annes Dias.
A construção da sede própria para a Escola Normal Professor Annes Dias foi uma luta da comunidade cruz-altense, através de suas forças vivas (Câmara de Vereadores, Prefeito, Diário Serrano).
Por iniciativa do Prefeito Aristides de Moraes Gomes, a administração Municipal adquiriu e doou ao Estado um terreno para que fosse iniciada a construção do prédio atual. A obra começou em 28 de abril de 1954, foi concluída em 26 de março de 1956 e inaugurada em 08 de junho de 1957.
No dia da inauguração do novo prédio:
Hasteamento da Bandeira da Escola pela Senhora Nair Superintendente do Ensino Normal, Professora Nair Marques Pereira de Almeida.
Pronunciamento do Sr. Secretário da Educação e Cultura Dr. Ariosto Jaeger.
Pronunciamento do Professor Constantino Augusto Reis na ocasião.
Por força do disposto no Decreto Estadual 7654 de 08 de fevereiro de 1957 que desanexava cursos ginasiais e colegiais que, naquela data, estivessem anexados a Escolas Normais, a Escola Normal Professor Annes Dias teve desanexado o Colégio Estadual Antônio Sepp.(Decreto Estadual 9616, de 5 de novembro de 1958).
Inúmeros diretores deram continuidade à obra educativa dos estabelecimentos até 1975, quando foram unificados pelo Decreto Estadual 24109 de 7 de outubro de 1975, passando a denominar-se Escola Estadual de 2º Grau Professor Annes Dias.
Grupo:
Susana Maria Barassuol, Edson dos Santos Bueno Junior,
Jessica Bonacorso Post, Tagiana Agertt.
Oi, Pessoal!
ResponderExcluirConforme a postagem de vocês, a escolha da escola, dentro de que período o grupo poderia identificá-la?
Vamos ler um pouco sobre o período identificado dentre a História da Educação para podermos interagir? Mas para isso devem indicar o momento histórico do prédio escolhido. Ok? Aguardo para iniciarmos nossa interação. Abraço.
Em pesquisa realizada, li que "...em maio de 1945, a 2ª Guerra Mundial chegava ao fim com a vitória das Forças Aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, sobre as forças nazi-fascistas. Este acontecimento repercutiu na política brasileira, a ponto de acelerar o fim do regime ditatorial do Estado Novo (1937-1945), com a deposição de Vargas, dando início a uma nova fase de redemocratização do país.." Esta nova fase da-se o nome de Nacional Desenvolvimentismo, com seu início em 1946, ano da fundação da Escola Annes Dias. - Tagiana Agertt Silva.
ResponderExcluirOi, Tagiana!
ResponderExcluirAchei interessante tua pesquisa. O período em que foi fundada a Escola pesquisada pelo grupo de vocês, também leva outro nome, segundo o autor do texto citado abaixo.
Em pesquisa no link: https://mail.google.com/mail/?shva=1#inbox/14233fb1899cadbb?projector=1
Neste site, encontrei um material intitulado: "Educação no Brasil: a História das rupturas", de José Luiz de paiva bello, onde esse período também é chamado de "Período da Nova República".
Para complementar teu comentário: esse período também foi chamado de "Período da Nova República" (1946-1963).
ResponderExcluirNesse momento histórico da Educação Brasileira, iniciou uma nova Constituição, Carta Magna, contendo uma visão liberal e democrática.
Essa nova Constituição trouxe a ideia de "educação é direito de todos".
Em 1946, o Ministro Raul da Cunha regulamenta o Ensino Primário e o Ensino Normal, além de criar o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC.
Discussões sobre a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, também marcaram esse momento histórico, bem como, em 1950, em Salvador (Bahia), é inaugurado o Centro Popular de Educação, por Anísio Teixeira. No Ceará (Fortaleza), Lauro Oliveira Lima dá início a uma didática baseada nas teorias científicas de Piaget- o método psicogenético.
No ano de 1953 a educação passa a ter um ministério próprio, o Ministério da Educação e Cultura.
Em 1961, inicia-se uma campanha de alfabetização que, se utilizando do modelo de alfabetização de Paulo Freire, tem por objetivo a alfabetização de adultos.
Para finalizar, em 1962, inspirado no Método Paulo Freire, é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, por intermédio do Ministério da Educação e Cultura.
Luciano e Fábio... e quem mais quiser participar.
ResponderExcluirVamos interagir, então, sobre as "novas coisas sobre a História da Educação no Brasi", conforme tuas palavras Luciano, que comentaste ter aprendido?
Vamos buscar mais informações a respeito deste período (1889-1929): Neste período inicia-se, segundo o texto de José Luiz de Paiva Bello, "Educação no Brasil: a História das rupturas", a busca pela forma "positivista" de educação. Pergunto, então: o que seria isso, essa forma de educar nos moldes positivistas? O que é o Positivismo? E, qual seu principal representante? Sabem me falar algo a respeito?
Aguardo.
Abraço
T. Sandra
A respeito do texto citado acima:
ResponderExcluirDisponível em:
Caros alunos!
ResponderExcluirGostaria de comentar com vcs que, a Profª Crisna postou texto sobre a Hist. da Educ. Brasileira, dentro do MATERIAL BASE SEMANA 7.
Para quem viu ou não, estou avisando. Leiam para podermos conversar e interagir a respeito, no Blog.
Esse Tema é muito importante e interessante, dentro da Educação e, nosso tempo de contato com ele, dentro do Eixo, não é longo.
Convido, então, todos para lermos e pesquisarmos mais para obtermos subsídios para as trocas.
O assunto da semana é considerado relevante para entendermos a evolução, ou não..., da educação brasileira e seu processo histórico.
Nos fornece dados para reflexão, mostrando em que continuamos repetindo (mantendo) nos métodos de ensino e aprendizagem de épocas remotas e, no que evoluímos,(modificamos).
Podemos, também, observar que muitas formas ainda são mantidas, tais quais aos moldes dos Jesuítas.
Então, vamos estudar para entendermos!
Aguardos vcs para trocarmos informações. Abraço
T. Sandra
O Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias denominado assim nos dias de hoje, conta com as modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Pós Médio (Técnico). Em 2004, ingressei neste Instituto para cursar o Técnico em Contabilidade, o qual me formei em 2006. Já em 2008 ingressei no curso Técnico em Secretariado, o qual me formei em 2010... muitas amizades e descobertas aconteceram nestes períodos descritos. O instituto conta também com os Cursos Técnico em : Química, Enfermagem e Magistério. Todos estes cursos citados são gratuitos
ResponderExcluirEsta publicação acima cita foi realizada por fabio da silva weischung...
ExcluirEsta escola foi a 3ª maior da América Latina e uma das mais importantes da região Noroeste do estado. Lá existe hoje em dia diversos cursos técnicos, eu mesma fiz magistério lá me formando nno ano de 2001.
ResponderExcluir