sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Histórico da Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires

ALUNO: ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA

POLO: CRUZ ALTA
   
Criado pelo Decreto nº 3868, de 05/07/1927, como Escola Rural, sediada no Distrito de General Osório, pertencente ao município de Cruz Alta, e que é hoje, Ibirubá, no período da República.
Posteriormente na Era Vargas foi transferido para a cidade de Cruz Alta em 22 de março de 1939. A princípio instalou-se no prédio já existente a esquina Marechal Floriano e General Osório, passando a denominar-se "Grupo Escolar 19 de Novembro". 

 
Figura N° 01 – Esquina Marechal Floriano e General Osório (Data atual)
 
Em 1941 transferiu-se para o prédio nº 1274 da rua General Portinho.

 
Figura 02 – Rua General Portinho na frente do Ginásio Municipal (Data atual)
 
Pelo Decreto nº 744 de 27/03/1943 a Secretaria de Educação e Cultura determinou a denominação de G.E. Venâncio Aires.
Na época do Nacional Desenvolvimento em 1949 verificou-se outra mudança para a Rua Marechal Floriano nº 1225, esquina Av. Presidente Vargas. (Hoje residencia particular-segundo imagens Google).



Figura 03 – Rua Marechal Floriano esquina com Presidente Vargas (Data atual)
 
No Período Militar, em 08 de setembro de 1964, foi solenemente inaugurado o prédio novo, com todas as instalações adequadas, a rua José Garibaldi, 060, esquina Rua João Manoel, no Bairro São José.
Em 1977 passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Venâncio Aires de acordo com a Resolução n 111/74 CEE Decreto nº 26484 de 23/12/1977.
Finalmente na época da Transição Democrática, pelo Decreto de Transformação nº 32.131 de 24/12/1985 passou então para E.E. de 1º e 2º Graus Venâncio Aires.
A partir do ano 2000 todas as escolas sofreram alteração em sua nomenclatura e nossa escola passou então a se chamar "Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires.


 Figura 04 - Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires (Sede Atual)
Diretoras desde 1939: Alda Lacroix, Alice Couto, Jani Pereira Marcello, Marina Lenuzza, Nilza Amado Damasceno, Irma Lopes, Maria da Rocha, Ilka da Silva Wagner, Brumehilda Ferrari, Edith Zazzero Osório, Hilda da Silva Girardi, eunice Bucco Brum, Zilda Sampaio Roberto, Loni Sebastião, Maria Marlene da Rosa, Marquite Dill, Sandra Fronza, Sonia leda Costa Beber Teixeira, Helena Maria Bilibio Westhfalen, Marinês Nogueira Bergoli e Vânia Ligia Flach
Atualmente(2013) a escola possui 832 alunos matriculados, 73 professores e funcionários.

BIBLIOGRAFIA DO SR. VENÂNCIO AIRES 
 
                                                       Figura 05 - Venâncio Aires

 Venâncio de Oliveira Aires, nasceu em São Paulo, na cidade de Itapetininga. Estudou e completou o curso de Direito. Porém, viveu mais tempo no Rio Grande do Sul, onde atuou ativamente na vida política do estado.
Estabeleceu-se em Santo Ângelo, onde foi vereador. Advogado brilhante, exerceu sua profissão nas cidades de Santo Ângelo e Cruz Alta. Foi ardoroso republicano, tendo sido diretor da "A Federação" jornal do Partido Republicano.
Faleceu aos 44 anos de idade, vítima do coração aos 17 de outubro de 1885


Não sabia dessa história da escola, que veio de outra localidade e foi sendo relocada de tempos em tempos, hoje o espaço é bem estruturado, sei porque ja visitei a referedia escola. (Edson dos Santos Bueno Junior)

 
Muito interessante colega, a escola iniciou em outra cidade, e teve vários endereços até que chegasse onde está hoje, um lugar amplo e bem estruturado. Gostei muito de ter este conhecimento. (Susana Barassuol).


Um comentário:

  1. Não imaginava que esta escola na verdade foi fundada em outra cidade sendo posteriormente transferida para Cruz Alta. E menos ainda que ocupou diversos prédios até chegar onde está agora.

    ResponderExcluir