quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ALUNOS SURDOS







ALUNO: ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA
POLO: CRUZ ALTA - RS

ROTEIRO – BLOG 1
Caro aluno!
Esta primeira postagem no blog será sobre a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar.
Para realizar esta tarefa, com o auxílio do tutor presencial, dividam-se em pequenos grupos (até 5 componentes), a seguir escolham escolas da região de seu Pólo ou de sua cidade, de forma a não haver repetição com nenhum outro grupo.
O objetivo desta experiência de aprendizagem é um estudo de casos junto as escolas de sua região/cidade, na qual verificarão a existência de alunos surdos nas mesmas, bem como, que estrutura os mesmos têm para sua aprendizagem escolar.

Segue abaixo algumas questões que devem ser respondidas e após postadas no blog:

1.- Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras instituições prestam este atendimento?
RESOLUÇÃO 01:
A escola onde será feito o estudo sobre a inclusão do aluno surdo será o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa – RS. Esta escola possui como cursos presenciais o ensino médio técnico de forma integrada e subsequente, além de dois cursos de Licenciatura.
 
 
Neste Instituto existe atendimento especifico para os alunos surdos, por parte de professores que tem formação pedagógica com curso de LIBRAS.

2.- quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual tipo de surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
RESOLUÇÃO 02:
Atualmente são mais de 1000 alunos, considerando os três turnos. Existem alunos com os três tipos de surdez.

3.- Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras? Onde aprenderam?
RESOLUÇÃO 03:
Estes alunos se comunicam via LIBRAS. Aprenderam este tipo de comunicação por intermédio de professores especializados neste tipo de linguagem, antes mesmo de serem alunos do Instituto Federal Farroupilha na cidade de Santa Rosa.


4.- Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete de língua Brasileira de Sinais – Libras? Ou outros tipos de profissionais?
RESOLUÇÃO 04:
Sim em sala de aula, o aluno conta com um profissional Tradutor Interprete da Língua Brasileira de Sinais. quando existe algum educando com problema de surdez
Quando um professor de uma determinada disciplina fornece o conteúdo em sala de aula o maior problema que se tem com o profissional tradutor do LIBRAS é que ele mesmo entenda de forma correta as aulas ministradas pelo educador.
Já aconteceu que em muitas provas o aluno com problema de surdez é reprovado não por falta de capacidade e sim poque o profissional tradutor do LIBRAS passou de forma equivocada ao educando os conteúdos dados pelo professor em sala de aula.

5.- Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras?
RESOLUÇÃO 05:
Neste Instituto existem só dois professores que dominam bem o LIBRAS, logicamente sem contar os interpretes especializados nesta linguagem.

6.- Após este levantamento o grupo deve analisar a situação da inclusão do surdo nas escolas levando em consideração questionamentos como: O poder público tem garantido condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos? Como a comunidade (família, escola ONG's, entidades religiosas) atua para amparar o surdo na região/cidade? Os professores estão preparados para atender alunos surdos?
RESOLUÇÃO 06:
O poder publico tem oferecido alguma ajuda, através da inclusão de professores interpretes de LIBRAS, mas alguns destes profissionais não contam com formação pedagógica e são meros interpretes que muitas vezes não sabem transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao aluno com problemas de surdez.
Logicamente quem mais se preocupa com a aprendizagem dos alunos surdos são os próprios familiares procurando alternativas para solucionar o problema. Uma delas que talvez é bem extrema, refere-se ao pagamento do próprio bolso, do salário de um profissional qualificado nesta área para auxiliar o filho(a) na escola privada ou publica.
Realmente a grande maioria dos professores não esta preparado para atender alunos surdos. Este problema sempre esteve vigente desde muitos anos atrás, porem nos dias de hoje se estão tomando algumas providências para melhorar a qualidade de ensino, por enquanto ainda sem preencher todas as necessidades dos alunos com este tipo de problema.