ALUNO:
ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA
POLO:
CRUZ ALTA - RS
ROTEIRO
– BLOG 1
Caro
aluno!
Esta
primeira postagem no blog será sobre a inclusão do aluno surdo no
ambiente escolar.
Para
realizar esta tarefa, com o auxílio do tutor presencial, dividam-se
em pequenos grupos (até 5 componentes), a seguir escolham escolas da
região de seu Pólo ou de sua cidade, de forma a não haver repetição
com nenhum outro grupo.
O
objetivo desta experiência de aprendizagem é um estudo de casos
junto
as escolas de sua região/cidade, na qual verificarão a existência
de alunos surdos nas mesmas, bem como, que estrutura os mesmos têm
para sua aprendizagem escolar.
Segue
abaixo algumas questões que devem ser respondidas e após postadas
no blog:
1.-
Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há
escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras
instituições prestam este atendimento?
RESOLUÇÃO
01:
A escola onde será feito o estudo
sobre a inclusão do aluno surdo será o Instituto Federal
Farroupilha - Campus Santa Rosa – RS. Esta escola possui como cursos presenciais o ensino
médio técnico de forma integrada e subsequente, além de dois cursos
de Licenciatura.
Neste Instituto existe atendimento
especifico para os alunos surdos, por parte de professores que tem
formação pedagógica com curso de LIBRAS.
2.-
quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual tipo de
surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
RESOLUÇÃO
02:
Atualmente são mais de 1000 alunos,
considerando os três turnos. Existem alunos com os três tipos de
surdez.
3.-
Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras? Onde
aprenderam?
RESOLUÇÃO
03:
Estes alunos se comunicam via LIBRAS.
Aprenderam este tipo de comunicação por intermédio de professores
especializados neste tipo de linguagem, antes mesmo de serem alunos
do Instituto Federal Farroupilha na cidade de Santa Rosa.
4.-
Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete
de língua Brasileira de Sinais – Libras? Ou outros tipos de
profissionais?
RESOLUÇÃO
04:
Sim em sala de aula, o aluno conta com
um profissional Tradutor Interprete da Língua Brasileira de Sinais.
quando existe algum educando com problema de surdez
Quando um professor de uma determinada
disciplina fornece o conteúdo em sala de aula o maior problema que
se tem com o profissional tradutor do LIBRAS é que ele mesmo entenda
de forma correta as aulas ministradas pelo educador.
Já aconteceu que em muitas provas o
aluno com problema de surdez é reprovado não por falta de
capacidade e sim poque o profissional tradutor do LIBRAS passou de
forma equivocada ao educando os conteúdos dados pelo professor em
sala de aula.
5.-
Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de
Sinais – Libras?
RESOLUÇÃO
05:
Neste Instituto existem só dois
professores que dominam bem o LIBRAS, logicamente sem contar os
interpretes especializados nesta linguagem.
6.-
Após este levantamento o grupo deve analisar a situação da
inclusão do surdo nas escolas levando em consideração
questionamentos como: O poder público tem garantido condições de
acesso e aprendizagem aos alunos surdos? Como a comunidade (família,
escola ONG's, entidades religiosas) atua para amparar o surdo na
região/cidade? Os professores estão preparados para atender alunos
surdos?
RESOLUÇÃO
06:
O poder publico tem oferecido alguma
ajuda, através da inclusão de professores interpretes de LIBRAS,
mas alguns destes profissionais não contam com formação pedagógica
e são meros interpretes que muitas vezes não sabem transmitir
adequadamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao aluno
com problemas de surdez.
Logicamente quem mais se preocupa com
a aprendizagem dos alunos surdos são os próprios familiares
procurando alternativas para solucionar o problema. Uma delas que
talvez é bem extrema, refere-se ao pagamento do próprio bolso, do
salário de um profissional qualificado nesta área para auxiliar o
filho(a) na escola privada ou publica.
Realmente a grande maioria dos
professores não esta preparado para atender alunos surdos. Este
problema sempre esteve vigente desde muitos anos atrás, porem nos
dias de hoje se estão tomando algumas providências para melhorar a
qualidade de ensino, por enquanto ainda sem preencher todas as
necessidades dos alunos com este tipo de problema.