domingo, 27 de outubro de 2013

Deficiência auditiva com inclusão de alunos

No município de Cruz Alta possui escolas com inclusão e também possui turmas especiais com alunos surdos. A escola Venâncio Aires possui uma turma de alunos especiais, que estão em processo de aprendizagem com uma educadora especial capacitada em ensiná-los. Esta turma possui quatro alunos matriculados, que passa por um período longo de aprendizagem até estarem aptos a ser inclusos em series regular, mas mesmo desta forma preferem manter-se em turmas especiais. E também possui dois alunos inclusos, um no ensino fundamental e outra no ensino médio e todos estes alunos possuem surdez auditiva.
Os alunos sabem Libras e aprenderam na própria escola. Os alunos da classe especial sabem, mas  ainda não entendem. Os alunos incluídos sabem libras e também sabem escrever português e por saberem o português os professores da sala de aula conseguem se comunicar, o que facilita para eles, já que a escola possui uma interprete, mas se divide em duas turmas, pois os incluídos não são da mesma série. Há professores, funcionários e os próprios colegas de sala de aula que sabem se comunicar com eles através de libras ou até mesmo por bilhetes. A própria escola, tentou montar uma turma entre pais e funcionários para ensinar libras, e facilitar a comunicação dos alunos, mas infelizmente não teve sucesso.

No caso desta escola, ela possui uma turma especial de surdos com professora capacitada, possui uma interprete e graças ao empenho dos alunos eles conseguem se comunicar com o mundo, mas as condições poderiam ser melhores, já que no caso deles possui alunos inclusos em series diferentes e eles são prejudicados no ensino. Até mesmo houve caso em que a interprete teve que se afastar e os alunos pararam durante este período de estudar. Também tivemos relatos de que a família/sociedade não amparam estas pessoas especiais, o que prejudica suas vidas. Os professores conseguem se comunicar com eles, mas poderia ser melhor se governo capacita-se melhor os professores.
Entrevista feita por Aline Pott, Laura Ferreira, Lucimara Garcia, Lilian Hahn e Patricia Santos.

13 comentários:

  1. Caros alun@s!
    Gostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
    A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço

    ResponderExcluir
  2. A respeito do questionamento, cito Audrei Gesser, escritora do livro: Libras? que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo; Parábola Editorial, 2009
    Sandra Soares (tutora a distância)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vamos participar!!!!!
    Tutora Sandra Soares

    ResponderExcluir
  5. O que você faria se, ao entrar em sala de aula pela 1ª vez, se deparasse com um aluno surdo?

    ResponderExcluir
  6. Vamos interagir...

    Então, após as pesquisas de vcs, podemos dizer que a língua dos surdos é mimica? Quem se atreve a uma resposta?????

    ResponderExcluir
  7. Sandra Soares, a partir da tua pergunta, pesquisei e vi que a língua de sinais, não é universal.. cada pais tem a sua língua oral e a sua própria língua de sinais. - Tagiana Agertt

    ResponderExcluir
  8. Sandra Soares, a partir da tua pergunta, pesquisei e vi que a língua de sinais, não é universal.. cada pais tem a sua língua oral e a sua própria língua de sinais. - Tagiana Agertt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tagiana!
      Sim, está correta tua resposta. Segundo Gesser (2009, p.11), "Assim como acontece nas comunidades orais, cada país tem sua língua própria, mesmo que dentre muitas tenha semelhanças na estrutura, há também fatores diversificados."
      A Libras, por exemplo, que é a Língua Brasileira de Sinais, existe a Língua Japonesa de sinais, a Francesa, etc.

      Excluir
  9. Vamos continuar nosso questionamento?
    Podemos dizer, Tagiana, que a Língua dos surdos é mímica???
    Te atreves a responder essa, também? Aguardo para trocarmos informações!

    ResponderExcluir
  10. Vamos continuar nosso bate-papo?!
    Então, seguindo os questionamentos, gostaria de saber se é possível através da Libras expressar conceitos abstratos? O que pensam a respeito?

    ResponderExcluir
  11. Resposta ao questionamento acima com embasamento na autora Audrei Gesser:
    Conforme Gesser (2009), há diferenças entre sinais e gestos.
    Estes são considerados traços extralinguísticos das línguas orais, ou seja, o termo (gesto), se refere a qualquer coisa do mundo, que não a língua. Traços extralinguísticos, segundo a autora, (2009, p.23)..."pode significar propriedades da comunicação que não são claramente analisáveis em termos linguísticos (gestos, tom de voz, etc.)."
    Então, ainda segundo Gesser, é correto afirmar que é possível através da Libras expressar conceitos abstratos, pois as pessoas que falam línguas de sinais expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos. Podem discutir filosofia, política, literatura, fazer peças teatrais, contar histórias, etc.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela apresentação da pesquisa.
    A escola tem uma proposta bem interessante para o ensino dos alunos surdos. A iniciativa de criar um curso de Libras para professores e funcionários é muito positiva, porque não prosperou? Vocês têm mais informações sobre esta questão?
    Abraço

    ResponderExcluir