A Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Vista do Cadeado é localizada na cidade de Boa Vista do Cadeado a 25 km de Cruz Alta.
Nesta região existe a inclusão de alunos PNE (portadores de necessidades especiais), mas a escola ainda não obteve nenhum aluno com deficiência auditiva, mas se houver essa necessidade com certeza a instituição tem condições de atender esses alunos com o apoio de órgãos responsáveis.
Na escola, há cinco professores que sabem se comunicar com a Língua Brasileira de Sinais, ambos possuem cursos profissionalizantes na área. Há, também, dois alunos que desenvolvem essa língua, pois ambos têm familiar com essa deficiência.
No momento, não há nenhum profissional nomeado tradutor ou intérprete da Língua Brasileira de Sinais, mas se for necessário a escola e o Município tem condições de contratar um intérprete para o acompanhamento do aluno.
Como é um município novo e pouco desenvolvido, Boa Vista vem tentando se adequar às necessidades de todos os alunos inclusive os PNE, mas garante condições mínimas para receber qualquer portador de necessidade. Nem todos os professores estão preparados para atender alunos surdos, sendo falha do poder público, a falta de capacitação dos professores, garantindo-lhes cursos adequados aos que necessitarem deste recurso.
Pesquisadores: Edson, Jéssica, Susana, Tagiana e Daiana.
Conforme o texto construído por vcs, acreditam que o Poder Público, se necessitar, contribuirá para auxiliar na inclusão de alunos na Escola Pública e cumprirá com seu dever de mantê-los assistidos e capacitando os profissionais? Pq vcs garantem isso?
ResponderExcluirCaros alun@s!
ResponderExcluirGostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço
A língua de sinais não é universal, isto é, ela funciona como um dialeto regional onde cada região tem a sua. No caso a LIBRAS, é a Linguagem Brasileira de Sinais (só no Brasil).
ExcluirO que você faria se, ao entrar em sala de aula pela 1ª vez, se deparasse com um aluno surdo?
ResponderExcluirJá tive alunos com vários tipos de deficiências em minha sala de aula e creio que cada profissional tem sempre uma maneira diferente de interagir com seus alunos diante de cada situação. Não é fácil trabalhar com nenhum tipo de deficiência em sala de aula, mas sem preparação é muito pior!
ExcluirVamos participar!!!!!
ResponderExcluirTutora Sandra Soares
Vamos interagir...
ResponderExcluirEntão, após as pesquisas de vcs, podemos dizer que a língua dos surdos é mimica? Quem se atreve a uma resposta?????
Sandra Soares.. nós não garantimos isto, a partir da pesquisa realizada na escola e conversa com os responsáveis, informaram-nos que, se houver, alunos com esse tipo de necessidade, a prefeitura da cidade tem a capacidade de dar apoio e estrutura para receber esses alunos com total conforto.. assim como faz em qualquer outra situação semelhante. - Tagiana Agertt
ResponderExcluirEstá, gostaria de compreender! Mas, a Prefeitura tentará suprir a necessidade dos alunos com esse tipo de deficiência. Ok!
ExcluirVamos continuar nosso bate-papo?!
ResponderExcluirEntão, seguindo os questionamentos, gostaria de saber se é possível através da Libras expressar conceitos abstratos? O que pensam a respeito?
Resposta ao questionamento acima com embasamento na autora Audrei Gesser:
ResponderExcluirConforme Gesser (2009), há diferenças entre sinais e gestos.
Estes são considerados traços extralinguísticos das línguas orais, ou seja, o termo (gesto), se refere a qualquer coisa do mundo, que não a língua. Traços extralinguísticos, segundo a autora, (2009, p.23)..."pode significar propriedades da comunicação que não são claramente analisáveis em termos linguísticos (gestos, tom de voz, etc.)."
Então, ainda segundo Gesser, complementando o questionamento acima, é correto afirmar que é possível através da Libras expressar conceitos abstratos, pois as pessoas que falam línguas de sinais expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos. Podem discutir filosofia, política, literatura, fazer peças teatrais, contar histórias, etc.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Parabéns pela realização da pesquisa.
Que bom que a escola tem profissionais qualificados, e que o município se mostra pronto a respeitar a lei, contratando tradutores/intérpretes de Libras caso seja necessário. Este fato não demonstra bondade do poder público, mas sim o cumprimento da legislação.
Gostaria de questioná-los: Vocês sabem de qual lei estamos falando?
Abraço