quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

ALUNO: ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA
POLO: CRUZ ALTA - RS

ROTEIRO – BLOG 1
Caro aluno!
Esta primeira postagem no blog será sobre a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar.
Para realizar esta tarefa, com o auxílio do tutor presencial, dividam-se em pequenos grupos (até 5 componentes), a seguir escolham escolas da região de seu Polo ou de sua cidade, de forma a não haver repetição com nenhum outro grupo.
O objetivo desta experiência de aprendizagem é um estudo de casos junto as escolas de sua região/cidade, na qual verificarão a existência de alunos surdos nas mesmas, bem como, que estrutura os mesmos têm para sua aprendizagem escolar. 
 

Segue abaixo algumas questões que devem ser respondidas e após postadas no blog:

1.- Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras instituições prestam este atendimento?
RESOLUÇÃO 01:
A escola onde será feito o estudo sobre a inclusão do aluno surdo será o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa – RS. Esta escola possui ensino médio técnico de forma integrada e subsequente, alem de dois cursos de Licenciatura.
Neste Instituto existe atendimento especifico para os alunos surdos, por parte de professores que tem formação pedagógica com curso de LIBRAS.
 

2.- quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual tipo de surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
RESOLUÇÃO 02:
Atualmente são mais de 1000 alunos, considerando os três turnos. Existem alunos com os três tipos de surdez.
 

3.- Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras? Onde aprenderam?
RESOLUÇÃO 03:
Estes alunos se comunicam via LIBRAS. Aprenderam este tipo de comunicação por intermédio de professores especializados neste tipo de linguagem, antes mesmo de serem alunos do Instituto Federal Farroupilha na cidade de Santa Rosa.


4.- Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete de língua Brasileira de Sinais – Libras? Ou outros tipos de profissionais?
RESOLUÇÃO 04:
Sim em sala de aula, o aluno conta com um profissional Tradutor Interprete da Língua Brasileira de Sinais. quando existe algum educando com problema de surdez
Quando um professor de uma determinada disciplina fornece o conteúdo em sala de aula o maior problema que se tem com o profissional tradutor do LIBRAS é que ele mesmo entenda de forma correta as aulas ministradas pelo educador.
Já aconteceu que em muitas provas o aluno com problema de surdez é reprovado não por falta de capacidade e sim poque o profissional tradutor do LIBRAS passou de forma equivocada ao educando os conteúdos dados pelo professor em sala de aula.

5.- Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras?
RESOLUÇÃO 05:
Neste Instituto existem só dois professores que dominam bem o LIBRAS, logicamente sem contar os interpretes especializados nesta linguagem.

6.- Após este levantamento o grupo deve analisar a situação da inclusão do surdo nas escolas levando em consideração questionamentos como: O poder público tem garantido condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos? Como a comunidade (família, escola ONGs, entidades religiosas) atua para amparar o surdo na região/cidade? Os professores estão preparados para atender alunos surdos?
RESOLUÇÃO 06:
O poder publico tem oferecido alguma ajuda, através da inclusão de professores interpretes de LIBRAS, mas alguns destes profissionais não contam com formação pedagógica e são meros interpretes que muitas vezes não sabem transmitir adequadamente os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao aluno com problemas de surdez.
Logicamente quem mais se preocupa com a aprendizagem dos alunos surdos são os próprios familiares procurando alternativas para solucionar o problema. Uma delas que talvez é bem extrema, refere-se ao pagamento do próprio bolso, do salario de um profissional qualificado nesta área para auxiliar o filho(a) na escola privada ou publica.
Realmente a grande maioria dos professores não esta preparado para atender alunos surdos. Este problema sempre esteve vigente desde muitos anos atras, porem nos dias de hoje se estão tomando algumas providencias para melhorar a qualidade de ensino, por enquanto ainda sem preencher todas as necessidades dos alunos com este tipo de problema.








17 comentários:

  1. Caros alun@s!
    Gostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
    A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Vamos participar!!!!!
    Tutora Sandra Soares

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  4. O que você faria se, ao entrar em sala de aula pela 1ª vez, se deparasse com um aluno surdo?

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    1. Primeiro falar com o aluno de forma escrita e averiguar se tem professor de LIBRAS a disposição do aluno. Se não tivesse professor de LIBRAS teria que enviar material para algum email do aluno e depois fazer uma explicação pessoal fora de sala de aula.

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    2. Para que eu possa considerar esse comentário, ele deve estar identificado. T. Sandra

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    3. Fui eu o aluno Rolando Ruben do Polo de Cruz Alta, professora

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  5. Vamos interagir...

    Então, após as pesquisas de vcs, podemos dizer que a língua dos surdos é mimica? Quem se atreve a uma resposta?????

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    1. Não é mimica. Se aceitamos como certa esta premisa estariamos diminuindo a legitimidade linguistica de sinais e a capacidade de comunicação dos surdos. Aluno Rolando R.

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  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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    1. Sou o aluno Rolando Chavez. Sim é possivel. Da mesma forma que o aluno que ouve corretamente tem problemas em entender este tipo de conceitos o aluno surdo tambem tem. Então concluimos que o problema não esta na linguagem LIBRAS porem na forma como o educador transmite este tipo de conhecimento.

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    2. Oi, Rolando!
      Não entendi... o que comentas que é possível, a respeito de qual comentário estás falando?

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    3. Essa resposta era referente a pergunta que diz "o que vc faria ao entrar em sala de aula pela primeira vez e se deparasse com um aluno surdo". Rolando

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  7. Resposta ao questionamento acima com embasamento na autora Audrei Gesser:
    Conforme Gesser (2009), há diferenças entre sinais e gestos.
    Estes são considerados traços extralinguísticos das línguas orais, ou seja, o termo (gesto), se refere a qualquer coisa do mundo, que não a língua. Traços extralinguísticos, segundo a autora, (2009, p.23)..."pode significar propriedades da comunicação que não são claramente analisáveis em termos linguísticos (gestos, tom de voz, etc.)."
    Então, ainda segundo Gesser, é correto afirmar que é possível através da Libras expressar conceitos abstratos, pois as pessoas que falam línguas de sinais expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos. Podem discutir filosofia, política, literatura, fazer peças teatrais, contar histórias, etc.

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  8. Muito interessante todas estas colocações. Acrescenta muito em nossa futura profissão e para nossa vida também. Pois, em vários momentos nos deparamos em situações que precisamos nos comunicar com uma pessoa surda-muda. Eu, inclusive, pretende aprender a linguagem de sinais o máximo que eu puder. Me facilitará bastante em meu novo emprego também. Abraços Lilian L.S

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    1. Oi,Lilian!
      Poderias colocar o que achaste, especificamente, de interessante nestas colocações? Para fazer um comentário e ele ser válido para avaliação e frequência, ele necessita estar bem fundamentado dentro do tema. Deves, então, explicar melhor teu comentário. Abraço

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  9. Boa tarde,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Bem interessante a pesquisa realizada, aponta questões que são relevantes discutir.
    Quando vocês se referem a “são meros interpretes” esta afirmação me provoca inquietações. O profissional tradutor/intérpretes de Libras/Português (TILS) não é um “mero interprete”, pois de acordo com o decreto 5626/05 este profissional deve passar por um formação mínima, ou seja, curso de capacitação por instituição credenciada ou PROLIBRAS. Muitos destes profissionais têm formação superior e inclusive pós-graduação. O TILS tem o papel, de além de mediar a comunicação entre pessoas que não sabem a Libras e os usuários da mesma, mediar as culturas envolvidas.
    Pode ocorrer sim, de o TILS não estar qualificado para atuar em determinada área do conhecimento. Caso isso ocorra o próprio TILS é respaldado pelo seu código de ética de recusar o serviço.
    É importante que as instituições façam processos de seleção de TILS, como bancas avaliadoras, compostas por: professores surdos, TILS e professores formadores de TILS, além de avaliação de currículo.
    Quero que vocês se atentem para as nomenclaturas utilizadas: É língua ou linguagem? É surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?
    PESQUISEM!!!!
    Abraço

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