ALUNO:
ROLANDO RUBEN CHAVEZ ZEGARRA
POLO:
CRUZ ALTA - RS
ROTEIRO
– BLOG 1
Caro
aluno!
Esta
primeira postagem no blog será sobre a inclusão do aluno surdo no
ambiente escolar.
Para
realizar esta tarefa, com o auxílio do tutor presencial, dividam-se
em pequenos grupos (até 5 componentes), a seguir escolham escolas da
região de seu Polo ou de sua cidade, de forma a não haver repetição
com nenhum outro grupo.
O
objetivo desta experiência de aprendizagem é um estudo de casos
junto
as escolas de sua região/cidade, na qual verificarão a existência
de alunos surdos nas mesmas, bem como, que estrutura os mesmos têm
para sua aprendizagem escolar.
Segue
abaixo algumas questões que devem ser respondidas e após postadas
no blog:
1.-
Nesta região as escolas tem inclusão de alunos surdos? Ou há
escolas com atendimento específico para surdos? Ou outras
instituições prestam este atendimento?
RESOLUÇÃO
01:
A
escola onde será feito o estudo sobre a inclusão do aluno surdo
será o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santa Rosa – RS.
Esta escola possui ensino médio técnico de forma integrada e
subsequente, alem de dois cursos de Licenciatura.
Neste
Instituto existe atendimento especifico para os alunos surdos, por
parte de professores que tem formação pedagógica com curso de
LIBRAS.
2.-
quantos alunos surdos estudam nesta instituição? Qual tipo de
surdez (Surdo, Deficiente Auditivo ou Surdo Oralizado)?
RESOLUÇÃO
02:
Atualmente
são mais de 1000 alunos, considerando os três turnos. Existem
alunos com os três tipos de surdez.
3.-
Estes alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras? Onde
aprenderam?
RESOLUÇÃO
03:
Estes
alunos se comunicam via LIBRAS. Aprenderam este tipo de comunicação
por intermédio de professores especializados neste tipo de
linguagem, antes mesmo de serem alunos do Instituto Federal
Farroupilha na cidade de Santa Rosa.
4.-
Na sala de aula, o aluno surdo tem o profissional Tradutor/Intérprete
de língua Brasileira de Sinais – Libras? Ou outros tipos de
profissionais?
RESOLUÇÃO
04:
Sim
em sala de aula, o aluno conta com um profissional Tradutor
Interprete da Língua Brasileira de Sinais. quando existe algum
educando com problema de surdez
Quando
um professor de uma determinada disciplina fornece o conteúdo em
sala de aula o maior problema que se tem com o profissional tradutor
do LIBRAS é que ele mesmo entenda de forma correta as aulas
ministradas pelo educador.
Já
aconteceu que em muitas provas o aluno com problema de surdez é
reprovado não por falta de capacidade e sim poque o profissional
tradutor do LIBRAS passou de forma equivocada ao educando os
conteúdos dados pelo professor em sala de aula.
5.-
Há professores nesta instituição que sabem a Língua Brasileira de
Sinais – Libras?
RESOLUÇÃO
05:
Neste
Instituto existem só dois professores que dominam bem o LIBRAS,
logicamente sem contar os interpretes especializados nesta linguagem.
6.-
Após este levantamento o grupo deve analisar a situação da
inclusão do surdo nas escolas levando em consideração
questionamentos como: O poder público tem garantido condições de
acesso e aprendizagem aos alunos surdos? Como a comunidade (família,
escola ONGs, entidades religiosas) atua para amparar o surdo na
região/cidade? Os professores estão preparados para atender alunos
surdos?
RESOLUÇÃO
06:
O
poder publico tem oferecido alguma ajuda, através da inclusão de
professores interpretes de LIBRAS, mas alguns destes profissionais
não contam com formação pedagógica e são meros interpretes que
muitas vezes não sabem transmitir adequadamente os conhecimentos
adquiridos em sala de aula ao aluno com problemas de surdez.
Logicamente
quem mais se preocupa com a aprendizagem dos alunos surdos são os
próprios familiares procurando alternativas para solucionar o
problema. Uma delas que talvez é bem extrema, refere-se ao pagamento
do próprio bolso, do salario de um profissional qualificado nesta
área para auxiliar o filho(a) na escola privada ou publica.
Realmente
a grande maioria dos professores não esta preparado para atender
alunos surdos. Este problema sempre esteve vigente desde muitos anos
atras, porem nos dias de hoje se estão tomando algumas providencias
para melhorar a qualidade de ensino, por enquanto ainda sem preencher
todas as necessidades dos alunos com este tipo de problema.
Caros alun@s!
ResponderExcluirGostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVamos participar!!!!!
ResponderExcluirTutora Sandra Soares
O que você faria se, ao entrar em sala de aula pela 1ª vez, se deparasse com um aluno surdo?
ResponderExcluirPrimeiro falar com o aluno de forma escrita e averiguar se tem professor de LIBRAS a disposição do aluno. Se não tivesse professor de LIBRAS teria que enviar material para algum email do aluno e depois fazer uma explicação pessoal fora de sala de aula.
ExcluirPara que eu possa considerar esse comentário, ele deve estar identificado. T. Sandra
ExcluirFui eu o aluno Rolando Ruben do Polo de Cruz Alta, professora
ExcluirVamos interagir...
ResponderExcluirEntão, após as pesquisas de vcs, podemos dizer que a língua dos surdos é mimica? Quem se atreve a uma resposta?????
Não é mimica. Se aceitamos como certa esta premisa estariamos diminuindo a legitimidade linguistica de sinais e a capacidade de comunicação dos surdos. Aluno Rolando R.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSou o aluno Rolando Chavez. Sim é possivel. Da mesma forma que o aluno que ouve corretamente tem problemas em entender este tipo de conceitos o aluno surdo tambem tem. Então concluimos que o problema não esta na linguagem LIBRAS porem na forma como o educador transmite este tipo de conhecimento.
ExcluirOi, Rolando!
ExcluirNão entendi... o que comentas que é possível, a respeito de qual comentário estás falando?
Essa resposta era referente a pergunta que diz "o que vc faria ao entrar em sala de aula pela primeira vez e se deparasse com um aluno surdo". Rolando
ExcluirResposta ao questionamento acima com embasamento na autora Audrei Gesser:
ResponderExcluirConforme Gesser (2009), há diferenças entre sinais e gestos.
Estes são considerados traços extralinguísticos das línguas orais, ou seja, o termo (gesto), se refere a qualquer coisa do mundo, que não a língua. Traços extralinguísticos, segundo a autora, (2009, p.23)..."pode significar propriedades da comunicação que não são claramente analisáveis em termos linguísticos (gestos, tom de voz, etc.)."
Então, ainda segundo Gesser, é correto afirmar que é possível através da Libras expressar conceitos abstratos, pois as pessoas que falam línguas de sinais expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos. Podem discutir filosofia, política, literatura, fazer peças teatrais, contar histórias, etc.
Muito interessante todas estas colocações. Acrescenta muito em nossa futura profissão e para nossa vida também. Pois, em vários momentos nos deparamos em situações que precisamos nos comunicar com uma pessoa surda-muda. Eu, inclusive, pretende aprender a linguagem de sinais o máximo que eu puder. Me facilitará bastante em meu novo emprego também. Abraços Lilian L.S
ResponderExcluirOi,Lilian!
ExcluirPoderias colocar o que achaste, especificamente, de interessante nestas colocações? Para fazer um comentário e ele ser válido para avaliação e frequência, ele necessita estar bem fundamentado dentro do tema. Deves, então, explicar melhor teu comentário. Abraço
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Bem interessante a pesquisa realizada, aponta questões que são relevantes discutir.
Quando vocês se referem a “são meros interpretes” esta afirmação me provoca inquietações. O profissional tradutor/intérpretes de Libras/Português (TILS) não é um “mero interprete”, pois de acordo com o decreto 5626/05 este profissional deve passar por um formação mínima, ou seja, curso de capacitação por instituição credenciada ou PROLIBRAS. Muitos destes profissionais têm formação superior e inclusive pós-graduação. O TILS tem o papel, de além de mediar a comunicação entre pessoas que não sabem a Libras e os usuários da mesma, mediar as culturas envolvidas.
Pode ocorrer sim, de o TILS não estar qualificado para atuar em determinada área do conhecimento. Caso isso ocorra o próprio TILS é respaldado pelo seu código de ética de recusar o serviço.
É importante que as instituições façam processos de seleção de TILS, como bancas avaliadoras, compostas por: professores surdos, TILS e professores formadores de TILS, além de avaliação de currículo.
Quero que vocês se atentem para as nomenclaturas utilizadas: É língua ou linguagem? É surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?
PESQUISEM!!!!
Abraço