No município de Cruz Alta há a inclusão dos alunos Surdos na Escola, existem alguns Estabelecimentos que desenvolvem esta atividade, sendo que a Escola Estadual Educação Básica Venâncio Aires é a referência neste quesito, pois mantém uma Classe Especial de alunos surdos ou com deficiência auditiva, contando com uma Equipe de Docentes que trabalham com a língua brasileira de sinais (LIBRAS).
O grupo visitou a Escola Municipal de Educação Fundamental Carlos Gomes (figura 1), onde constatamos que existe um aluno com deficiência auditiva. Ele estuda no 7º ano, no período da manhã. Ele não usa a língua brasileira de sinais, pois não há necessidade, a deficiência do aluno é parcial.
Figura 1 - E.M.E.F Carlos Gomes
O aluno também não usa tradutor/intérprete de LIBRAS, mas ele utiliza um aparelho auditivo (figura 2) que funciona com um microfone sem fio, levando a voz do professor direto para o aparelho de audição da criança, esta tecnologia facilita o aprendizado. A Família do Discente conseguiu este material com um incentivo do Governo Federal. Na figura 3 podemos visualizar o exemplo de como funciona este dispositivo. A Escola não possui Professores que sabem utilizar a Língua Brasileira de Sinais.
Figura 3 - Esquema do Funcionamento
Diante deste contexto, podemos concluir que há um interesse geral para a inclusão dos alunos com deficiência auditiva na Escola, que engloba a Família, a Comunidade, a Escola e o Poder Público. Também percebemos as dificuldades nesta inclusão, pois necessita-se além da adaptação dos Estabelecimentos de Ensino, uma preparação especial dos seus Docentes.
Autores: Fabio da Silva Weischung, Lenio de Moura Vieira, Luciano dos Santos Graminho e Pedro Osmar Trindade Pacheco.
Caros alun@s!
ResponderExcluirGostaria de interagir com vcs lançando um questionamento:
A língua de sinais é universal?Atravésdas pesquisas feitas a respeito de Libras, vcs arriscam uma resposta? Aguardo respostas para trocarmos informações. Abraço
Boa Noite, de acordo com pesquisas existe uma língua de sinais universal, análoga ao Esperanto, conhecida como Gestuno, que é usada em convenções e competições internacionais, mas a LIBRAS não é universal, assim como as pessoas ouvintes em países diferentes falam diferentes línguas, também as pessoas surdas por toda parte do mundo usam línguas de sinais diferentes.
ExcluirOi, Luciano! Essa língua chamada Gestuno eu nunca ouvi falar...mas a Libras não é universal, mesmo, assim como explicaste. No Japão, por exemplo, existe a Língua de Sinais Japonesa, na França, a Francesa e assim vai... Vamos continuar nosso diálogo?Abraço e até a próxima participação.
ExcluirOrigem do gestuno
ExcluirO gestuno é a língua de sinais internacional; é uma língua inventada que difundiu a Federação mundial de surdos em 1951. Em 1973, um comitê criou um sistema standard de sinais internacionais. Trataram de eleger os sinais que melhor se entendiam de várias línguas de sinais, para criar uma língua fácil de aprender.
A comissão publicou um livro com uns 1500 sinais. Não tinha uma gramática concreta, pelo que muitos dizem que não é uma língua real.
O nome vem do italiano e significa: união das línguas de sinais. Alguns surdos utilizaram esta língua nos Jogos Mundiais para surdos, a Conferência de surdos e o Festival de Washington DC, mas obviando estas situações seu uso é muito reduzido.
Disponível em http://www.alfabetosurdo.com/ptsign/gestunoorigins.asp (acessado em 05/11/13 às 23 horas)
Pedro Osmar Trindade Pacheco - CLMD da UFPel, Polo UAB3 Cruz Alta
Oi, Pedro!
ExcluirInteressante tua pesquisa. Obrigada pela informação. Abraço
O que você faria se, ao entrar em sala de aula pela 1ª vez, se deparasse com um aluno surdo?
ResponderExcluirEu iria me preparar e buscar passar o conteúdo para este aluno, sei da dificuldade, mas com dedicação todo o obstaculo é transposto.
ExcluirRealmente não seria fácil, pois mas já dei aula a um aluno que tinha problema auditivo, porém não era totalmente surdo, uma das coisas que fiz , foi colocá-lo na fila da frente, para que ele pudesse acompanhar o que eu estava falando, assim como o colega Luciano, eu teria que me preparar buscando material para este aluno.
ExcluirMuito bem, são nessas ações que devemos pensar no momento que nos deparamos com essa situação. Temos de tentar diminuir o problema com os recursos que temos, além de muita percepção e criatividade. Muitas vezes não podemos contar com profissionais de Libras, não temos compreensão dessa linguagem e, a escola, também, em muitas situações, não está aparelhada para dar total apoio pedagógico a esse tipo de aluno.
ExcluirPor obséquio, quem fez este comentário abaixo do comentário do Luciano? Precisa colocar seu nome, senão não posso identificá-lo.
ExcluirCom certeza colegas, o primeiro impacto, talvez fosse um pouco confuso pra quem não tivesse experiência com isso, mas teríamos que nos preparar para as próximas aulas, eu acho que me sairia bem, pois convivi com 2 vizinhos surdos/mudos na minha infância, e até hoje consigo conversar com eles, sempre achamos um meio que auxilia. (Susana Barassuol).
ExcluirVamos participar!!!!!
ResponderExcluirTutora Sandra Soares
Vamos interagir...
ResponderExcluirEntão, após as pesquisas de vcs, podemos dizer que a língua dos surdos é mimica? Quem se atreve a uma resposta?????
De acordo com nossas pesquisas, ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
ExcluirOk, Luciano! Respondeste corretamente o questionamento.
ExcluirComplementando com a fala, segundo Gesser (2009, p.22), "A língua de sinais tem todas as características linguísticas de qualquer língua humana natural. É necessário que nós, indivíduos de uma cultura de língua oral, entendamos que o canal comunicativo diferente (visual-gestual) que o surdo usa para se comunicar não anula a existência de uma língua tão natural, complexa e genuína como é a língua de sinais."
Assim como o colega Luciano, eu iria me preparar melhor revisando os conteúdos e procurando exercícios para que ele entendesse o conteúdo.
ResponderExcluirOi, caro aluno!
ExcluirPreciso que tu digas teu nome, escreve-o logo abaixo do teu comentário. Grata. Tutora Sandra
Recentemente realizei o Curso “Conhecendo LIBRAS”,o qual objetiva difundir a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a fim de que todas as pessoas possam estabelecer uma comunicação básica com todo o usuário da LIBRAS, ou seja, os surdos e possa aprender esta maravilhosa língua que é a segunda língua oficial do nosso país (Lei 10.436/02). O curso é gratuito e a distância administrado pela Uníntese, a qual é uma instituição educacional reconhecida por suas propostas inovadoras, com foco na formação de profissionais para diferentes áreas de atuação. Com a finalidade de promover a educação e o desenvolvimento da ciência e da cultura, tem sua sede em Santo Ângelo, no Estado do Rio Grande do Sul. O Curso é bom fiz e recomendo. Abriu uma nova turma para o mês de novembro com inscrições até dia 15/11/13 e início do Curso dia 20/11/13. (40 horas curso). Vale a pena!
ResponderExcluirOi, caro aluno!
ExcluirÓtima dica! Mas necessito que informe teu nome abaixo de teu comentário. Grata. Tutora Sandra
Olá tutora Sandra...
ResponderExcluirRealmente esqueci de mencionar meu nome tentei postar meu nome em libras, mas não consegui.
Tenho um primo surdo-mudo, nossa comunicação era bastante falha até que um belo dia me dei por conta que poderíamos nos comunicar via escrita e assim melhorou muito....
Imagina agora então com o curso que realizei no mês passado, nossa comunicação esta perfeita fluindo normalmente...
Ops... novamente estava esquecendo meu nome: sou Fabio da Silva Weischung, acadêmico do CLMD da UFPel, Polo UAB3 Cruz Alta...
abraços...
Fábio, nos espaços acima também foste tu que postaste? Dá uma olhada e me confirma. Aguardo. Existem dois sem nome, comentam a fala do Luciano no dia 3 de novembro. Abraço
ResponderExcluirNão profª. Sandra...
ResponderExcluirSó me pronunciei a respeito no dia 4 de novembro...
abração;;;
Vamos continuar nosso bate-papo?!
ResponderExcluirEntão, seguindo os questionamentos, gostaria de saber se é possível através da Libras expressar conceitos abstratos? O que pensam a respeito?
Isso é outro erro cometido pelas pessoas, elas pensam que os sinais são concretos, que são apenas gestos, mas os sinais são palavras na relação entre o significado arbitrárias na relação entre o significado e o significante, de modo visual. Os sinais expressam sentimentos, emoções, inclusive idéias abstratas.
ExcluirResposta ao questionamento acima com embasamento na autora Audrei Gesser:
ResponderExcluirConforme Gesser (2009), há diferenças entre sinais e gestos.
Estes são considerados traços extralinguísticos das línguas orais, ou seja, o termo (gesto), se refere a qualquer coisa do mundo, que não a língua. Traços extralinguísticos, segundo a autora, (2009, p.23)..."pode significar propriedades da comunicação que não são claramente analisáveis em termos linguísticos (gestos, tom de voz, etc.)."
Então, ainda segundo Gesser, e complementando o questionamento acima, é correto afirmar que é possível através da Libras expressar conceitos abstratos, pois as pessoas que falam línguas de sinais expressam sentimentos, emoções, ideias ou conceitos abstratos. Podem discutir filosofia, política, literatura, fazer peças teatrais, contar histórias, etc.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Excelente a apresentação da pesquisa. Eu ainda não conhecia este aparelho auditivo, no qual o professor fala ao microfone para ampliar a voz para que o aluno com deficiência possa ouvir. São tecnologias que auxiliam na comunicação.
Que bom, que nesta comunidade também tem um atendimento especializado para os alunos que usam Libras, certamente estes alunos poderão desfrutar de muitas aprendizagens neste espaço, principalmente por serem mediadas pela sua primeira língua – Libras.
Contribuindo com as discussões acerca dos questionamentos da tutora Sandra, gostaria de complementar a questão do GESTUNO. Gestuno como o aluno Luciano e Pedro colocaram é uma língua internacionalmente compreendida pelos surdos, que aprenderam a mesma. Atualmente é chamada de Sinais Internacionais. Como bem explicaram os alunos, ela agrupa sinais que se assemelham nas diferentes línguas de sinais configurando-se como uma língua artificial.
Tenho uma curiosidade: Enquanto vocês realizavam a pesquisa, vocês perceberam se este aluno que esta incluso, e faz uso deste aparelho para se comunicar, ele tem vontade de aprender Libras?
Abraço